Notícias



Seu Problema É Nosso

Atleta de Canoas pede ajuda para disputar campeonato na Tailândia

O professor de  muay thai  Francisco Trois, 41 anos, precisa arrecadar R$ 15 mil para custear a viagem 

22/11/2023 - 12h58min


diario gaucho
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
O atleta foi convocado após vencer a etapa nacional, que aconteceu em Sapucaia do Sul

Com uma trajetória que já soma 22 anos de dedicação ao muay thai, Francisco Trois, 41 anos, também conhecido como Mestre Kiko, acumula 45 campeonatos e saiu vitorioso em 37 deles. Agora, o morador de Canoas tenta, pela primeira vez, disputar o pódio mundial, que acontece na Tailândia. A expectativa é de arrecadar cerca de R$ 15 mil para custear passagens, hospedagem e alimentação no país. 

O campeonato recebe o nome de Amazing Muaythai Festival e acontece entre os dias 2 e 5 de fevereiro. No entanto, o atleta pretende embarcar no dia 27 de janeiro para poder se dedicar aos treinos finais antes de subir ao ringue. 

Para chegar à fase final da competição, Francisco precisou vencer etapas anteriores. Em julho, conquistou o primeiro lugar na competição estadual, que aconteceu em Sapucaia do Sul. Em outubro, foi a vez de vencer o campeonato nacional de muay thai, que aconteceu no mesmo município. 

Realizações 

Não é a primeira vez que o atleta se classifica para a etapa final da disputa. Em 2005, Francisco foi campeão sul-americano de muay thai em Montevidéu, no Uruguai. O que abriu portas para a disputa do campeonato mundial na Tailândia. No entanto, não conseguiu reunir o valor total necessário para custear a viagem. 

– Na época eu estava lutando havia cinco anos e até dava umas aulas (de muay thai), mas não vivia do esporte. Trabalhava como torneiro mecânico, então foi difícil – explica. 

Atualmente, Francisco trabalha dando aulas de muay thai, boxe e kickboxing. Ele é proprietário de uma academia de lutas e ensina cerca de 50 alunos, de todas as faixas-etárias: – O mais jovem tem oito anos e o mais velho 63. Gosto do meu trabalho, ensino sobre o esporte há 19 anos. 

Do seu quadro de alunos, também treina competidores. Dez campeões de lutas já passaram pela sua academia. O atleta comenta que sempre estimula os alunos a participarem de eventos de competição. 

Incentivo 

Foi o pai, que faleceu em 2021, aos 76 anos, quem incentivou Francisco a entrar no mundo das lutas. O pai, José Antônio Trois, praticava boxe e sempre o convidava para experimentar a modalidade. Foi assim que o atleta acabou conhecendo o esporte: 

– Ele não lutava profissionalmente, mas gostava bastante de praticar. 

Um campeonato, em especial, marcou a trajetória de Francisco. Em 2021, no momento em que estava disputando o pódio estadual daquele ano, que também foi em Sapucaia do Sul, seu pai estava internado por complicações no pulmão. E faleceu cinco dias após sua vitória na competição. 

– Estava com uma lesão no braço, mas ainda assim lutei. Venci o campeonato por ele, foi uma homenagem ao meu pai – relembra.

Como ajudar

/// Contribuições podem ser feitas através da vaquinha online: vakinha.com. br/4159278.

Produção: Nikelly de Souza



MAIS SOBRE

Últimas Notícias