Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: "Podem entrar, Garotas de Vermelho!"

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

10/11/2023 - 10h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Quando resolvi escrever sobre empreendedorismo feminino, a ideia era trazer trajetórias e histórias de mulheres que pudessem motivar outras mulheres. Hoje, trago um grupo de meninas que, ao criarem um projeto de empatia e solidariedade, descobriram uma forma de movimentar a economia e, claro, empreender. 

Com vocês, as Garotas de Vermelho, estudantes da Escola Municipal Saint Hilaire, da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

Leia outras colunas da Cris Silva

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Grupo solidário

O COLETIVO

“Há quatro anos, a escola possui um coletivo de leitura que leva o nome de Luísa Marques. Ela foi uma grande mediadora de leitura no colégio. Em 2017, aos 15 anos, faleceu vítima de um câncer. O Coletivo Luisa Marques tem o objetivo de dar voz para meninas falarem sobre temáticas voltadas para a redução das desigualdades de gênero, através da leitura.”

NASCEU O PROJETO

“O Garotas de Vermelho é um projeto que nasceu dentro desse coletivo. Existem muitas pessoas em situação vulnerável que passam dificuldades para ter o que comer, vestir e acessar itens essenciais para a saúde menstrual. A ideia é mostrar que menstruação é sinal de saúde, e a educação pode ser a maior aliada para conscientizar as pessoas sobre isso.”

VIROU NEGÓCIO

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Leitura é incentivada

“Elas são empreendedoras sociais. Criaram um kit de saúde menstrual que é vendido, ajudando na captação de valores para costurar absorventes sustentáveis que são doados para estudantes de escolas públicas. No projeto, de forma solidária, as estudantes associaram-se a costureiras nas vilas de Porto Alegre.”

NA PRÁTICA

“Graças a esse projeto, na escola, rompemos com o silêncio acerca da menstruação. As  meninas perderam a vergonha de perguntar. Meninos e homens mostraram interesse sobre o tema. As crianças já sabem que a menstruação é um sinal de saúde.”

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Meninas incentivam a falar sobre menstruação

DAQUI PRA FRENTE 

“As estudantes visitam todas as escolas municipais de Porto Alegre, incentivando a criação de clubes de menstruação, e ensinam a costurar absorventes. Além disso, pretendem continuar vendendo kits para poder ajudar estudantes de outras escolas a terem absorventes sustentáveis.”

Quem quiser conhecer mais as Garotas de Vermelho pode entrar em contato pelo Instagram @garotasde_vermelho.


VAI TER FEIRA!

Para quem adora prestigiar o trabalho de empreendedores, se liga nas opções deste fíndi.

Porto Alegre
/// Feira Nós, com produtos artesanais. Sábado, das 10h às 20h no Vila Flores (Rua São Carlos, 753)

Novo Hamburgo
/// Feira Incomun, sábado e domingo, das 12h às 21h, no I Fashion Outlet (BR-116, KM 236)

Gravataí
/// Feira de produtos diversos, de artesanatos até alimentos veganos. Domingo, das 14h às 18h, na ASCAB (Rua Borges de Medeiros, 625)


 RECADO DA CRIS

“A solidariedade é o combustível para mudar o mundo.” 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias