Coluna da Maga
Magali Moraes e as pequenas conquistas
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Se você acha que só as grandes conquistas merecem ser celebradas, pode pular essa coluna. Ou fica aqui um pouquinho, quem sabe te faço mudar de ideia. Nada contra sonhar alto e comemorar grandiosamente. Mas isso é exceção, não é a realidade de quase ninguém. Eu prefiro não deixar passar as pequenas e as minúsculas vitórias, aquelas que não se dá o devido valor. Olhando direitinho pro dia a dia, lá estão elas. Esperando o nosso reconhecimento, loucas pra comemorar junto.
É de exemplos que você precisa pra se convencer? Quem, por motivos médicos, fica alguns dias sem poder tomar banho, fazendo uma higiene meia-boca com lenços umedecidos, sabe a festa que é entrar finalmente embaixo do chuveiro. A água que cai no corpo é a maior maravilha do mundo, nos sentimos gente de novo. Parece que o sabonete faz mais espuma. O mesmo banho de sempre, agora na versão felicidade pura _ e que a gente só valoriza quando fica sem. Como não comemorar?
Dentes
No setor da saúde, são tantas minúsculas e imensas conquistas ao recuperar a autonomia, se vestir sem ajuda, poder escovar bem os dentes. Contei aqui que tive um sério problema dentário esses dias (dias que foram semanas de dor). Precisei fazer um implante urgente por causa do bruxismo, que trincou a raiz de um dente. Minha recuperação foi uma sequência de pequeníssimas vitórias: o prazer de voltar a mastigar, comer comida quente, poder enfim colocar o dente provisório e sorrir.
Um céu azul depois da chuva é outra pequena conquista. Lembra de aproveitar os primeiros raios de sol que surgirem, ainda mais nessa semana que promete mais aguaceiro. Em vez de seguir com exemplos, te convido a escrever esse final de coluna comigo. Sem usar palavras, usando apenas um olhar atento pra enxergar tudo aquilo que merece ser comemorado. Sei que você vai encontrar no seu cotidiano diversos motivos pra celebrar. Senão a vida passa batido. E a gente, esperando as exceções.