Eu Sou do Samba
Roda para exaltar o novembro negro
Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras
Criado pela jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, o Samba do Quintana terá uma edição especial neste domingo (5), em consonância com o mês da consciência negra. É o Sambas de Protesto, evento gratuito que rola a partir das 16h, na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana, e terá apresentações de Edu Meirelles e Thiago Ribeiro & Amigos, banda residente do projeto. Em caso de chuva, a atividade será transferida para 19 de novembro.
Vale lembrar que o Sambas de Protesto nasceu justamente no Samba do Quintana. A partir do encontro de Meirelles e Ribeiro na edição de agosto, a dupla desenvolveu um repertório voltado para canções que trazem mensagens sobre temas raciais, religiosos e sociais. Além de composições autorais, o público poderá conferir versões de canções de Wilson das Neves (1936 — 2017), Paulo César Pinheiro, Zé Keti (1921 — 1999), Bezerra da Silva (1927 — 2005), entre outros.
Bruna Paulin destaca o sucesso das cinco primeiras edições, que mobilizaram mais de 2 mil pessoas:
— Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores. A importância de um evento de rua, seguro, acessível e diverso para a população de Porto Alegre se confirma na resposta do público.
Já passaram pelo Samba do Quintana nomes como Glau Barros, Pâmela Amaro e Herdeiras do Samba, Cláudia Quadros e Luiza Helena. O projeto segue até dezembro, com edição no primeiro domingo do mês.
Os artistas
A banda residente é formada por Thiago Ribeiro (vocais e cavaquinho), Fernando Duarte (repique de mão, tamborim, bongô), Marcelo Rossi (violão), Paulo Wolff (pandeiro, carrilhão e chocalhos) e Rogério Menezes (tantan). Há 19 anos, Thiago se apresenta profissionalmente em casas de shows em Porto Alegre, no litoral e no interior do Estado. O artista já acompanhou Eliana de Lima por duas vezes em performances na cidade e abriu shows de Fundo de Quintal, Diogo Nogueira e Luiz Carlos da Vila.
O artista convidado da edição deste domingo, Edu Meirelles, é conhecido na cena musical do Rio Grande do Sul por integrar projetos de artistas como Luciano Leães & The Big Chiefs, Fernando Noronha & Black Soul, Alemão Ronaldo, entre outros. O músico porto-alegrense também faz parte da banda base de artistas norte-americanos em turnê pelo Brasil, como Larry McCray, Tom Worrel e Cerissa MacQueen. Com o grupo de rock Instrumental Pata de Elefante, gravou o álbum Julio Rizzo e Pata de Elefante, em que compôs duas canções: Xeque-mate e Canzone per Gabrielli.
Te programa!
/// O quê: Sambas de Protesto, com Edu Meirelles + Thiago Ribeiro & Amigos
/// Quando: neste domingo, às 16h
/// Onde: Travessa Rua dos Cataventos, térreo da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736)
/// Quanto: de graça
Rainhas a bordo
São Pedro foi amigo e proporcionou um domingo de sol e calor no fíndi passado. O dia combinou com o tradicional passeio de barco das candidatas ao título de Rainha do Carnaval 2024 de Porto Alegre, que movimentou o Cisne Branco. O primeiro evento público das 20 soberanas contou ainda com ensaio fotográfico no Paço Municipal pela manhã. Durante a tarde, elas participaram do Samba das Rainhas, no Pierre Bar.
A escolha da nova Corte ocorre em 12 de novembro, às 16h, no Complexo Cultural do Porto Seco. Neste ano, a entrada volta a ser popular, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.
O concurso conta com realização da prefeitura municipal de Porto Alegre, União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa) e União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa). A direção-geral é de Israel Avila.
“Mussum, o Podcastis”
Já está no ar Mussum, o Podcastis, primeira produção fruto de parceria entre o G1 e a Globo Filmes. Em cinco episódios, a série documental em áudio aprofunda o universo da cinebiografia Mussum, o Filmis, em cartaz nos cinemas.
No episódio de estreia, intitulado Antônio Carlos, o podcast passeia pelo começo da vida e da carreira do artista, misturando a visão do próprio Mussum (1941 — 1994) sobre a sua trajetória com relatos de familiares e amigos.
Disponível toda quinta-feira de forma gratuita no site g1.globo.com, Mussum, o Podcastis ainda passará pela ligação do artista com o Carnaval e a escola de samba Mangueira, o grupo Os Originais do Samba, o período em que se dividiu entre as carreiras musical e militar, o início da sua trajetória na comédia e o estrelato com Os Trapalhões.
A apresentação é dos jornalistas Marina Lourenço e Kaíque Mattos.
Na avenida e no livro
Ocorre hoje, a partir das 17h, no Auditório Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1.020), o lançamento do livro Ominirá, da Tristeza à Alegria. O evento aberto ao público faz parte da programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Escrita por Gilberto Manoel Soares, a obra conta a história de uma mulher escrava negra e dois outros homens negros escravizados por volta de 1860 que, guiados pelo orixá Xangô, deram início a uma jornada de fuga através do Guaíba até encontrar a real liberdade no Uruguai, sempre guiados por suas crenças.
Ominirá é o tema do enredo que será defendido pela Filhos de Maria – escola da Série Prata – no Carnaval de 2024.