Notícias



IMUNIZAÇÃO

Após recomendação do Ministério da Saúde, reforço da vacina bivalente já está disponível em postos de saúde do RS

Podem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas a partir de 12 anos que receberam dose da vacina há mais de seis meses

07/12/2023 - 21h34min


GZH
Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Podem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas a partir de 12 anos que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente contra Covid-19 há mais de seis meses.

O reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 já está disponível nos postos de saúde do Rio Grande do Sul. Podem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidas a partir de 12 anos que receberam dose da vacina monovalente ou bivalente contra Covid-19 há mais de seis meses.

Segundo a Secretária da Saúde, o Estado possui quantitativo de doses de bivalente suficientes para imunizar a população. A recomendação para aplicação de reforço partiu do Ministério da Saúde, após a identificação de uma nova variante do vírus, que conforme a Organização Mundial da Saúde, é de baixo risco.

No Rio Grande do Sul, a cobertura da bivalente está abaixo do esperado, de acordo com a secretária da Saúde. Na faixa etária de 60 a 64 anos, 31% do público alvo recebeu a dose da vacina no Estado.

A mesma baixa se reflete em Porto Alegre, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Na capital, 39.264 doses da bivalente foram aplicadas. O número representa 26,71% da população a partir de 18 anos.

Na faixa etária acima dos 60 anos, a cobertura de bivalente é de 52,77% em Porto Alegre. Na cidade, as doses já estão disponíveis para o público alvo nas unidades de saúde, exceto nas seguintes: Laranjeiras, Barão de Bagé, Coinma, Ilha do Pavão, Ilha da Pintada, Ilha dos Marinheiros, Restinga, Núcleo Esperança e Osmar Freitas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias