Notícias



Calorão na primavera

Com 38,4ºC, Porto Alegre registra segunda maior temperatura do ano

Marca deste domingo (17) ficou um pouco abaixo da registrada no dia 13 de fevereiro, de 38,8°C 

18/12/2023 - 10h51min

Atualizada em: 18/12/2023 - 10h52min


Luiz Dibe
Enviar E-mail
Anselmo Cunha / Agencia RBS
Embora temperatura não tenha batido recorde, sensação de calor foi intensa na Capital neste domingo (17).

Neste domingo (17), Porto Alegre registrou temperatura máxima de 38,4°C. A marca foi apontada na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) localizada no bairro Jardim Botânico. 

Esta foi a segunda mais alta temperatura do ano, ficando um pouco abaixo da registrada no dia 13 de fevereiro, de 38,8°C. Segundo o meteorologista Marcelo Schneider, a capital gaúcha foi a segunda mais quente entre as metrópoles do país, ficando atrás apenas de Cuibá (MT), onde os termômetros marcaram 39,2°C.

O meteorologista destaca que a temperatura medida em Porto Alegre representa um registro bastante alto para a época do ano. O verão começa oficialmente na próxima sexta-feira (22):

— É a maior temperatura da primavera deste ano. Não chega a ser extraordinário, mas é bastante elevada — pontua o especialista, que acrescenta que a marca ficou 8°C acima da média para o período.

Schneider adianta que a previsão de calor permanece nos próximos dias, com bastante abafamento e instabilidade na Capital até pelo menos a quinta-feira (21).

De acordo com dados do Inmet, o recorde de maior temperatura em um dia de dezembro em Porto Alegre ocorreu em 31 de dezembro de 2019, quando a Capital teve 40,3°C.

Por causa da forte sensação de calor, poucas pessoas se arriscaram a sair às ruas. Para oferecer um alívio à população, duas piscinas públicas da Capital foram abertas. A prefeitura decidiu antecipar o calendário e inaugurou a temporada de banho nas unidades da Vila Restinga e da Vila Ingá. As piscinas ficarão abertas até a semana depois do Carnaval.


Rio Grande do Sul

No Estado, a máxima foi registrada em São Luís Gonzaga, de 39,8°C. Em Campo Bom, os termômetros apontaram 39,7°C. Em Teutônia, a máxima ficou em 39,5°C. 

Foi a segunda mais elevada temperatura do ano no Rio Grande do Sul. O maior registro ocorreu em Campo Bom, no dia 23 de fevereiro, quando os termômetros anotaram 40,3°C.


Últimas Notícias