Coluna da Maga
Magali Moraes: adeus, primavera
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Adeus, fiapo de elegância que ainda nos resta. Adeus, lençolzinho cobrindo os pés. Adeus, dormir sem grudar na cama. Adeus, sair do banho sem começar a suar. Essa é a última semana de primavera. Pode ir se despedindo da possibilidade de temperaturas amenas. Se nos últimos dias não foi fácil sobreviver em Forno Alegre, imagina o que vai ser de nós no verão. Já está sendo missão impossível manter a testa seca. Tem que tomar coragem pra tomar um cafezinho (mas a gente toma, claro).
Não sei se é por causa do calor ou do final de ano essa sensação de cérebro derretendo. Você não? Ainda tanto pra fazer na maratona que é dezembro. Por isso, seria perfeito poder contar com a primavera clássica (e fresquinha) até a entrada oficial da nova estação. Na próxima sexta-feira, iremos acordar em pleno verão. Pior: dormiremos de conchinha com ele, já que a mudança acontece às 00:27. Com sorte, sonharemos com uma chuvinha mansa. Será um bom dia pegajoso, pode apostar.
Folga
Se os ventiladores e splits pudessem entrar com uma ação trabalhista contra nós, estaríamos falidos. A partir de agora, eles vão trabalhar sem folga de segunda a segunda, testando os seus limites (e a nossa conta de luz). Que alguma brisa refrescante sopre de repente, e a gente consiga se desligar do calorão. A força do hábito é mais forte que o verão? Adoradores do sagrado chimarrão, preparem-se pra suar o bigode. E viva os banhos gelados, que já nem parecem tão frios.
Se despedir da primavera também significa fazer aquela famosa troca do guarda-roupa. Alguém aí tem espaço sobrando pra guardar junto todos os looks de primavera-verão e de outono-inverno? Casacos pesados pra cima, tecidos leves pra baixo. Se é pra sentir o suor escorrendo por partes inimagináveis do corpo, que seja usando pouca roupa. Os cobertores vão hibernar nas prateleiras mais distantes do armário. E assim vamos nos readaptando, trocando de pele, até a próxima estação.