Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e os ansiosos de plantão

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

11/12/2023 - 07h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Somos boa gente, acredite. Por mais que a ansiedade se destaque no nosso jeito de ser, temos muito mais pra mostrar. De um modo geral, podemos ser uma ótima companhia. Tenha empatia e compaixão quando estivermos exageradamente ansiosos. Vai passar. É por isso que pessoas calminhas são fundamentais ao nosso redor: pra contrabalançar a situação. Nos façam enxergar outros pontos de vista, por favor. Nos ajudem a relaxar e a mudar, entendendo que ninguém fica ansioso porque quer.

E não estamos sós. Nunca se falou tanto sobre esse sentimento que atrapalha a vida. Lembra do filme Divertida Mente, da Disney e Pixar, onde as emoções dentro da mente da menina Riley eram os personagens principais? A Alegria, a Tristeza, o Medo, a Raiva e o Nojinho nos fizeram rir e refletir. Ano que vem será lançada a parte 2, acompanhando as mudanças de crescimento da garota. Adivinha que nova emoção divulgaram primeiro? A ansiedade. É bem assim, ela adora chegar antes pra tumultuar.

Leia outras colunas da Maga 

Realidade

Tá, mas o que é a ansiedade? Resumidamente, é sofrer antes da hora. É o costume de se preocupar antes que a tal preocupação se torne uma realidade. É pensar em tudo que pode vir a acontecer. É tentar controlar o incontrolável. É se preocupar constantemente, em diferentes graus de intensidade. É cair na própria armadilha, achando que está só se planejando. Enquanto isso, a cabeça não para. O coração dispara, o sono piora, a fome aumenta, o cansaço mental e físico nos pega.

Por que ansiosos de plantão? Foi a expressão que encontrei pra passar essa sensação de estar sempre em alerta, de prontidão, esperando o problema chegar (pode ser que nunca chegue), se preparando pro pior (pior só nos nossos pensamentos), tentando pensar lá na frente e não conseguindo curtir o momento. Ansiedade tem que tratar: é minha resolução pra 2024. Além de ouvir mais música, ler mais na rede, soltar mais os ombros e a mandíbula, viver um dia de cada vez. Bora?



MAIS SOBRE

Últimas Notícias