Notícias



Vem chegando o verão

Porto Alegre antecipa abertura da temporada das piscinas públicas

Neste domingo, foram abertas as unidades da Vila Restinga e da Vila Ingá

18/12/2023 - 10h53min


Carolina Pastl
Carolina Pastl
Enviar E-mail

Oficialmente ainda não é verão, mas neste domingo (17) foi aberta a temporada de banho nas piscinas públicas de Porto Alegre. A prefeitura decidiu antecipar o calendário de duas das suas cinco unidades em funcionamento por causa do calor previsto durante a semana, e que se confirmou. A temperatura chegou a 38,4ºC na Capital, com sensação térmica ainda mais intensa.

— As piscinas já estavam prontas. Não tinha motivo para não abrir, ainda mais com esse calor — comenta Débora Garcia, secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), pasta que coordena o funcionamento desses locais.

No bairro Passo das Pedras, na Zona Norte, a piscina do Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi) foi aberta às 14h deste domingo. Abertura que foi comemorada pelas pessoas que já formavam fila na rua Papa Pio XII. Minutos depois das 14h, a fila desapareceu e coloriu a piscina de água cristalina no local.

Moradora do bairro Rubem Berta, Roseli Clarice Gonçalves leva todo ano os seus dois filhos, Matheus e Riquelve, para se refrescar no Cevi. Neste ano, não poderia ser diferente.

— Venho todos os dias quando abre a temporada. É que os guris estão de férias, e eu sigo trabalhando. Então venho do serviço, já desço do ônibus e eles me esperam aqui. É o nosso lazer — conta Roseli.

Durante a temporada, a técnica em enfermagem também faz aula de hidroginástica no Cevi, antes de ir para o trabalho, e os filhos praticam natação.

— É tudo muito organizado — elogia Roseli.

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Técnica em enfermagem, Roseli faz aulas de hidroginástica na piscina da Vila Ingá .

Residente no bairro Mário Quintana, Fernanda Cardozo trouxe pelo segundo ano os meninos Enzo Gabriel e Lorenzo, de dois e três anos, à piscina do Cevi. E, neste, teve uma surpresa. Depois de cinco anos inoperante, a piscina para crianças do local, que é mais rasa, voltou a funcionar.

— Ajudou muito. Porque no ano passado foi um pouquinho difícil. Eles só podiam ficar no colo (na piscina grande) — afirma Fernanda, que é autônoma.

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Fernanda, que tem dois filhos pequenos, comemorou neste ano a abertura da piscina mais rasa no Cevi.

Frequentador do Centro de Comunidade Primeiro de Maio (Ceprima), no bairro Santa Maria Goretti, o promotor de vendas, Cristiano Cardoso, decidiu trazer a esposa e os dois filhos para a piscina do Cevi neste domingo.

— Lá ainda não abriu, e com o calor que está, nós viemos para cá — explica Cardoso.

A abertura do Ceprima, do Centro de Comunidade Parque Madepinho (Cecopam), no bairro Cavalhada, e do Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor), no bairro Cristo Redentor, está prevista para esta terça-feira (19). Segundo a secretária Débora, nesses locais, a antecipação não foi possível de ser feita porque ainda havia reformas sendo realizadas. Entre as obras para este verão, houve pintura e troca de azulejo, chuveiro e telhado.

Neste final de semana, também foi aberto o Centro de Comunidade Vila Restinga (Cecores), localizado no Extremo Sul, no sábado.

Saiba mais sobre as piscinas públicas

As inscrições para utilizar as piscinas já estão disponíveis em todas as cinco unidades em funcionamento na Capital. As matrículas devem ser realizadas presencialmente nos locais e fornecerão acesso a qualquer uma das unidades.

De acordo com a prefeitura, antes de utilizar o espaço, é necessário participar da Oficina de Saúde, com orientações sobre como usar a piscina.

Para obter a carteirinha de acesso, os interessados precisam apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável ou levar uma autorização fornecida pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, assinada pelo responsável.

Todos os locais passam pela inspeção do químico responsável que, semanalmente, visita cada uma das unidades para testar o cloro e o pH da água, garantindo a segurança dos banhistas.

E, além dos horários para banho livre — de terça-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e de sábado a domingo, das 14h às 18h —, os espaços contam com aulas de natação infantil e hidroginástica com professores de educação física da rede municipal. Também há segurança, zeladoria e monitores nas piscinas.

Segundo o Executivo municipal, no último verão, as piscinas públicas de Porto Alegre receberam mais de 45 mil pessoas, estabelecendo um recorde de frequentadores. Neste ano, a expectativa é superar a marca.

As piscinas ficarão abertas até a semana depois do Carnaval.

Duas unidades não reabrirão nesta temporada

Segundo a prefeitura, a estrutura do Centro de Comunidade Vila Elizabeth (Cecove) está sendo avaliada para uma possível reabertura no futuro. O Cecove está há mais de sete anos fechado devido a um caso de vandalismo.

Já no Centro Comunitário George Black (Cegeb), há uma rachadura na piscina. Ainda não há previsão para a abertura do local, porque será necessário refazer a área de banho.

Endereços e contatos

  • Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) - Rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti. Telefone: (51) 3289-1313
  • Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) - Rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor. Telefone: (51) 3289-8335
  • Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) - Rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada. Telefone: (51) 3289-4871
  • Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi) - Rua Papa Pio XII, 350, bairro Passo das Pedras. Telefone: (51) 3289-4888
  • Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores) - Avenida Economista Nilo Wulff, bairro Restinga. Telefone: (51) 3289-4886

Últimas Notícias