Graduação
Termina nesta segunda-feira prazo para aprovados no vestibular da UFRGS enviarem documentação
Classificados no listão devem encaminhar os documentos para ingresso de forma online
Os candidatos aprovados no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) têm até esta segunda-feira (18) para enviar a documentação exigida para ingresso em 2024. O não envio sinaliza a desistência da vaga. A etapa é obrigatória para fazer matrícula.
A lista de documentos conforme modalidade de ingresso pode ser conferida no Manual do Candidato. O envio deve ser feito de forma online, por meio do portal do candidato, até as 23h59min. Segundo a instituição, após concluir o envio, o ingressante receberá um comprovante que confirma o encaminhamento da documentação para análise.
Há uma série de documentos exigidos para todos os calouros, independentemente da modalidade de ingresso: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar Completo do Ensino Médio, documento de identificação atual e declaração de ocupação ou não ocupação de outra vaga em curso de graduação em instituição pública de Ensino Superior.
Candidatos que estão ingressando por meio de ações afirmativas devem ainda enviar documentação referente à respectiva modalidade. Desse grupo, os candidatos com verificação da autodeclaração racial precisam acompanhar as convocações para a etapa presencial de verificação.
Para enviar os documentos pelo computador, é necessário utilizar navegador Chrome ou Firefox. A instituição recomenda que o processo seja feito pelo computador, não sendo indicado o uso de celulares e tablets. A instituição conta com um tutorial com orientações para envio de documentos.
Após o envio, o calouro deve acompanhar a análise da documentação pelo portal do candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, que acontece às vésperas do início do semestre, nos dias 5 e 6 de março. A homologação será comunicada pelo portal.
Contatos para auxiliar no processo
- Site: https://www.ufrgs.br/ingresso
- E-mail: ingresso@ufrgs.br (respondido de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
- Telefone: (51) 3308-4800 (disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h)
- Atendimento presencial: funciona das 9h às 17h (sem fechamento para almoço), de segunda a sexta-feira, no Anexo 1 da Reitoria, no Campus Centro, na Avenida Paulo Gama, 110, próximo à Sala Redenção, em Porto Alegre. No local, os interessados podem conversar e tirar dúvidas sobre a documentação necessária para o ingresso.
- Atendimento virtual: realizado via MConf, nesta sala, nos seguintes dias e horários - segunda-feira e quarta-feira, das 14h às 17h; e terça-feira e quinta-feira, das 9h às 12h. Não é necessário agendamento.