Salto nos preços
Veja os itens com as maiores altas na inflação da Grande Porto Alegre em novembro
Temperatura mais elevada e maior volume de chuva afetam a produção de alimentos no campo, segundo o IBGE
Em ritmo ligeiramente acima da média nacional, a inflação também voltou a acelerar na região metropolitana de Porto Alegre. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,34% em novembro na Grande Porto Alegre, acima dos 0,04% observados no mês imediatamente anterior. O dado, divulgado na manhã desta terça-feira (12), é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Espelhando o cenário observado no país, seis dos nove grupos pesquisados apresentaram alta no IPCA de novembro na Região Metropolitana. Os maiores volumes ficaram com os grupos de transportes (0,98%) e alimentação e bebidas (0,75%).
Olhando por itens dentro desses grupos, cebola (39,52%), passagem aérea (20,08%), laranja baía (19,81%), e abacaxi (9,86%) registraram os maiores avanços olhando apenas a variação percentual no décimo primeiro mês do ano.
O IBGE informa que a alta nos alimentos ocorre diante de temperaturas mais altas e o maior volume de chuva, que afeta a colheita de alimentos, principalmente no caso dos tubérculos, legumes e das hortaliças, itens sensíveis a mudanças bruscas no tempo. No país, o IPCA ficou em 0,28% em novembro.