Região Metropolitana
VÍDEO: égua resgatada de maus-tratos dá à luz em abrigo para animais em Canoas
Segundo o tratador de Eleninha, a rotina de cuidados com o animal foi intensa para que ela pudesse se recuperar a tempo de ter o filhote de forma saudável
O abrigo da Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) de Canoas, na Região Metropolitana, ganhou um novo morador. A égua Eleninha, que foi resgatada de situação de maus-tratos em outubro, deu à luz a um potrinho na madrugada desta sexta-feira (1º). Eleninha já estava prenha quando foi encontrada no bairro Harmonia e acolhida pela equipe da prefeitura.
— Ela estava bastante debilitada, provavelmente há dias em situação de abandono — relata a secretária municipal de Bem-Estar Animal, Fabiane Borba.
A égua passou por avaliação veterinária, recebeu tratamento e ficará disponível para adoção assim que estiver totalmente reabilitada. O filhote nasceu saudável e também poderá ser adotado no futuro.
Segundo o tratador da égua Eleninha, Vinicius Krauser da Silva, a rotina de cuidados com o animal foi bastante intensa para que ela pudesse se recuperar a tempo de ter o potrinho de forma saudável e sem riscos.
Escolha do nome
A SMBEA tem duas opções de nome para o filhote. A primeira é Vini, apelido do tratador da égua. A segunda opção é Natalino, uma vez que o potrinho nasceu no primeiro dia de dezembro.
O nome será escolhido em votação popular, com ajuda da comunidade. Para participar, basta acessar o Instagram ou o Facebook da prefeitura de Canoas e votar no nome de sua preferência.
Adoção
A prefeitura de Canoas conta com o programa Pocotó, Meu Xodó, que possibilita a adoção responsável de cavalos resgatados na cidade. São animais que saíram de situações de maus-tratos e abandono. Há também alguns que foram entregues por carroceiros a partir da implantação do programa Canoas do Bem, que realizou a troca dos animais por triciclos.
Todos os cavalos disponíveis para adoção são entregues aos tutores tratados, vacinados e com microchip de identificação. Interessados em adotar devem aceitar os seguintes termos:
- O animal não poderá ser submetido a qualquer tipo de trabalho, como de tração, guia de carroças, charrete e arado;
- O adotante deve possuir local adequado para manter o cavalo em boas condições;
- Deve apresentar seu RG, CPF, comprovante de residência, certidão de antecedentes criminais e preencher um formulário de entrevista;
- A quantidade de cavalos permitida para adoção está condicionada às características e condições do local indicado pelo requerente;
- Após a adoção, a Secretaria de Bem-Estar Animal fará o acompanhamento do processo adotivo, realizando contato e visitas periódicas para verificar as condições do animal adotado;
- Por fim, o adotante assinará um Termo de Adoção e Guarda Responsável.
Mais informações com a equipe da prefeitura pelo pelo telefone (51) 3429-2924 ou (51) 3427-1169 ou pelo e-mail smbea@canoas.rs.gov.br.
*Produção: Júlia Ozorio