Zona Norte
Conserto de vias danificadas na chuvarada de terça-feira começa pela Avenida Assis Brasil
Rua Álvaro Chaves, onde asfalto foi rompido pela força da água, é outra que terá trabalhos nos próximos dias
Começaram nesta quinta-feira (4) obras em pontos do asfalto na zona norte da Capital que tiveram danos com a chuvarada de terça (2). Os trechos, sobre tubulações pluviais, não resistiram ao volume de água.
A primeira via que recebeu equipe do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi a Avenida Assis Brasil, na altura da Avenida Rio São Gonçalo, perto do Estádio Francisco Noveletto Neto, o Passo D'Areia, usado pelo Esporte Clube São José. Por volta das 11h, uma retroescavadeira trabalhava onde o asfalto afundou. Duas faixas da via tiveram de ser bloqueadas. Nesse ponto, a água foi tanta que invadiu comércios da região.
Pouco adiante, ainda na Assis Brasil, há outro local onde o asfalto foi rompido de baixo para cima pela força da água que passou pela canalização do Arroio Areia. O Dmae confirmou que o ponto receberá trabalhos da prefeitura, mas, até o fim da manhã, não informou o nível de prioridade da obra.
A Rua Álvaro Chaves, entre a Farrapos e a Voluntários da Pátria, também teve dano relevante. A água abriu um buraco no asfalto (veja vídeo abaixo). Neste ponto, o trabalho é considerado mais complexo. De acordo com o departamento, uma peça usada na estrutura teve de ser encomendada — a chaminé, parte mais estreita pela qual se tem acesso à rede. Somente depois desta troca pode ocorrer o conserto do asfalto, previsto para os próximos dias.
Outras vias alagadas na chuva, como Sertório, Farrapos, Voluntários da Pátria e Cairú foram liberadas horas depois da chuvarada, sem danos aparentes no pavimento.