Entraves burocráticos
Inaugurado há mais de um mês, centro oncológico do Hospital Vila Nova segue sem previsão de início das atividades
Espaço oferecerá 200 consultas mensais, que serão reguladas pela Secretaria Estadual da Saúde
Mesmo após a inauguração, o Centro de Oncologia do Hospital Vila Nova, na zona Sul de Porto Alegre, ainda não deu início ao atendimento de pacientes, que estava previsto para começar nesta terça-feira (2). Segundo a Associação Hospitalar Vila Nova, que administra a instituição de saúde, o serviço de oncologia já está pronto para entrar em funcionamento, mas ainda aguarda a conclusão de trâmites administrativos entre as secretarias municipal e estadual de Saúde.
O centro foi inaugurado no final de 2023 e, quando entrar em operação, deve oferecer 200 consultas mensais, que serão reguladas pela Secretaria Estadual da Saúde. A Associação Hospitalar Vila Nova estima que os pacientes que forem diagnosticados com câncer devem iniciar o tratamento ou passar por cirurgia em, no máximo, 30 dias no hospital.
Procurada por GZH (confira abaixo), a Secretaria de Saúde de Porto Alegre disse que aguarda o repasse de R$ 6,9 milhões, por parte da pasta estadual, de um recurso anunciado pelo Tribunal de Justiça para custeio dos atendimentos, que terão valor mensal de R$ 576 mil no centro de oncologia. Após o repasse, ainda deverá ser dada continuidade em trâmites documentais para que o serviço seja iniciado.
A reportagem também fez contato com a Secretaria Estadual da Saúde, mas a pasta não se manifestou.
O que diz a Secretaria Municipal de Saúde
"A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aguarda o repasse, por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do recurso anunciado pelo TJ (Tribunal de Justiça) destinado à oncologia da Associação Hospitalar Vila Nova. Após o repasse à SMS, então se dará continuidade aos trâmites documentais para que o serviço seja iniciado o mais rápido possível e, assim, disponibilizado à população".
O que diz a Associação Hospitalar Vila Nova
"O Serviço de Oncologia na Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) está pronto para entrar em funcionamento, aguardando apenas a conclusão dos trâmites administrativos entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual da Saúde. Assim que essas questões forem resolvidas, a AHVN estará pronta para disponibilizar o serviço à população de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul".