Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: colecionar frases

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

08/01/2024 - 09h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Por onde eu ando, encontro frases (ou elas me encontram). Talvez seja o olho treinado pela profissão, força do hábito ou só curiosidade mesmo. Se alguém escreveu, quero ler. Do textão nas redes sociais às frases em camisetas. Essas, recomendo ler junto a pessoa que usa. O conjunto da obra pode melhorar o significado. Frases tatuadas? Adoro, tenho uma. Em objetos de decoração? Sempre simpatizo, e é difícil resistir. Letras soltas também mexem comigo, já quero formar palavras.

Não gosto de pichação, mas algumas dão um recado inteligente. Esses dias, uma frase na saída de Porto Alegre me pegou de jeito: “Cada um está onde se coloca”. O pichador se colocou no alto do prédio, óbvio. E deve ter se sentido importante por isso. Agora tira essa frase da parede suja (literalmente) e traz pro dia a dia. Quem vive se colocando como vítima seguirá no coitadismo. Quem sabe se colocar no ambiente de trabalho vai ser notado. Quem tem boa autoestima se colocará bem em tudo.

Leia outras colunas da Maga 

Pulam

Colecionar frases é uma das grandes vantagens de ler livros. Se a gente desligar geral e se envolver com a história, frases perfeitas pulam aos olhos. As que fazem pensar, as que servem feito uma luva pro teu momento, as que são verdadeiros achados na narrativa, as que provocam uma invejinha de tão frescas e bem escritas. Que tenha uma caneta marca-texto por perto pra sinalizar, depois voltar lá e reler. Terminei um livro incrível que deveria estar marcado do começo ao fim.

Sabe onde mais dá pra aumentar a coleção de frases? Em filmes e séries. Na próxima vez que um personagem falar algo poderoso, coleciona. Alguém demorou lapidando aquela frase no roteiro, pode apostar. Eu gosto particularmente de colecionar frases ditas por aí, que saem das bocas e permanecem soltas ao vento um tempinho a mais, esperando fazer sentido pra mais alguém. Ouvidos ligados, outra tática dos colecionadores. Se você se interessou por alguma frase daqui, pega, vai.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias