Coluna da Maga
Magali Moraes e os bocejos incontroláveis
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Tenho bocejado muito durante o dia. Tanto relaxamento com o sol a pino causa uma certa preocupação: o que vai ser de mim à noite? Queria mesmo era guardar esses bocejos que escapam do meu controle pra usar todos juntos na hora de dormir. Faz mais sentido. Já aconteceu de você passar o dia inteiro bocejando e, ao encostar a cabeça no travesseiro, eles sumirem por completo? Típica pegadinha. A gente fica forçando com a boca um bocejo falso, na esperança que ele puxe os verdadeiros.
Fui pesquisar o que causa excesso de bocejos. Deu o óbvio: cansaço, fadiga, sonolência e todos os sinônimos possíveis. Cria um círculo vicioso, percebe a ironia da coisa? Noites mal dormidas X dias sonolentos. Como normalizar? A insônia que me incomodava seguido tem acontecido cada vez menos, ainda bem. Mas quem já teve períodos insones sabe o que acontece quando a gente demora um pouco a pegar no sono. A cabeça não perdoa. Dá gatilho. Será que vai ser outra noite daquelas?
Impressão
Espirros e bocejos são difíceis de segurar, especialmente os que surgem em momentos errados. Pode passar uma má impressão. Bocejar dirigindo? Perigoso. Treinando? Vão achar que você preferia estar em casa dormindo. Bocejar enquanto alguém fala? Parece tédio, desinteresse e falta de educação (nada pessoal, tá?). Agora se for aquele tipo de bocejo acompanhado de som e de uma boa espreguiçada com os braços, tomara que você não esteja dentro do ônibus ou de um elevador lotado.
Nem tem explicação, está na cara que você precisa descansar. Aí te pergunto: vai dormir durante o dia e arriscar a noite? A outra opção é se arrastar e virar um zumbi até a hora de deitar. Minha nova meta pra 2024: trancar os bocejos num lugar seguro e só deixar eles saírem a partir das 22h. Lembrei das pessoas que bocejam sem limite, dormem no sofá até vendo filme de ação e quando vão pra cama apagam em questão de minutos. Fartura de sono. Nem tenho o que dizer. Só invejar.