Zona Norte
Operação resgata 14 cães e prende homem por maus-tratos em Porto Alegre
Morador do bairro Jardim Itu deixava os animais, a maior parte deles com menos de um ano, acorrentados e em condições insalubres
Um homem de 53 anos que mantinha 14 cães em situação de maus-tratos foi preso nesta segunda-feira (29) em operação da Secretaria Municipal de Segurança de Porto Alegre. Os animais foram resgatados na ação, que aconteceu no bairro Jardim Itu, na zona norte da Capital.
Segundo a pasta, o homem morava sozinho e deixava os cães, a maior parte deles com menos de um ano, acorrentados. No local, os agentes também encontraram duas cachorras grávidas. Os animais estavam em condições insalubres.
— Para chegar numa parte da casa dele, do lado, tinha um buraco e os cachorros estavam ali dentro. Era um lugar fechado, sem água, sem comida. Na casa, não tinha energia elétrica e água. Segundo os moradores, ele (homem preso) era conhecido por maltratar os cães — afirmou o secretário adjunto de Segurança Luís Zottis.
A ação foi realizada após uma denúncia anônima recebida pela secretaria. Inicialmente, a equipe iria orientar o homem a levar os cães para atendimento e, depois, para castração. Mas foi constatada a situação de maus-tratos pelo veterinário que acompanhava a operação.
Os cães resgatados foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória, onde foram submetidos a avaliação veterinária. Posteriormente, eles serão cadastrados e disponibilizados à adoção.
O crime de maus-tratos pode ser punido com prisão, de dois a cinco anos, além da proibição da guarda e multa. Denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou no aplicativo 156+POA.