A partir desta sexta-feira
Saiba como vai funcionar a retirada de fios soltos e inativos em Porto Alegre
GZH percorreu algumas ruas da Capital e identificou o problema em diversos bairros
Problema recorrente e alvo de queixas de moradores, os fios soltos, caídos e inativos tomam conta de várias regiões de Porto Alegre. Mais do que proporcionar um visual desagradável, o problema também pode representar riscos para quem transita pelos locais. Na tentativa de melhorar a situação, a prefeitura de Porto Alegre começa, nesta sexta-feira (12), a retirar esse material.
Num primeiro momento, o serviço será feito nas vias das áreas mais centrais. Nesta quinta-feira (11), a reportagem de GZH percorreu as principais avenidas e ruas de bairros como Cidade Baixa, Bom Fim, Independência, Floresta e São Geraldo, para conferir o cenário. Não foi preciso procurar muito. O problema se multiplica nos mais variados pontos. Há locais em que a fiação está caída no meio da via.
O serviço de retirada dos fios realizado pela prefeitura terá início na Rua General Lima e Silva, a partir do cruzamento com a Avenida Ipiranga, e seguirá em direção a outras vias do bairro Cidade Baixa.
— A prefeitura está dando uma resposta à população. Estamos fazendo a nossa parte por mais que a competência desse serviço não seja da prefeitura — afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipe Garcia.
A ação será realizada três vezes por semana: nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30min. Questões climáticas poderão alterar o cronograma de trabalho.
Doze pessoas deverão ficar responsáveis pela tarefa. Duas vezes na semana equipes da CEEE Equatorial também participarão do processo, dando orientações e acompanhando a iniciativa. A distribuidora de energia disponibilizará caminhões e equipamentos.
Já foram recolhidos 10 sacos cheios
No ensaio para a atividade, a prefeitura recolheu 10 sacos cheios de fios na última quarta-feira (10). A ação foi realizada perto na Rua General Lima e Silva. Conforme mapeamento de calor da Diretoria de Fiscalização, que integra a pasta da Secretaria Municipal de Segurança, as regiões com maior volume de notificações sobre o problema dos fios estão localizadas nas zonas central e sul da Capital, especialmente na Restinga.
— Devemos fazer a Rua Lima e Silva e depois a Rua José do Patrocínio ou a Avenida João Pessoa. Vamos andar um pouco nas ruas do lado, mas não pretendemos, neste momento, entrar muito no interior para não perder a produtividade nas principais avenidas — explica Marcos Felipe Garcia.
Toda equipe em campo terá um profissional eletrotécnico/eletricista junto para avaliar os riscos do corte dos fios. Os trabalhadores estarão portando equipamentos de segurança, como capacetes, botas, luvas e alicates adequados para a atividade.
O material cortado será levado para um espaço da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, onde haverá identificação, como a rua de onde foi retirado e a quantidade. Na sequência, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deverá destinar os fios para alguma unidade de triagem.
A ideia da prefeitura é promover um trabalho mais específico para o caso da Restinga. Não há data estipulada para isso acontecer. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o processo de corte de fios não tem um prazo para ser concluído.
Mutirão no dia 19
No próximo dia 19, uma sexta-feira, será feito mutirão para a retirada dos emaranhados de fios no alto dos postes. A CEEE Equatorial vai convocar as empresas de telefonia, que deverão se apresentar e retirar os fios em desuso.
O serviço começará às 8h30min, na Rua Ramiro Barcelos. A prefeitura dará suporte de recolhimento da fiação, divulgação do trabalho e auxílio no trânsito. A empresa de telefonia que não comparecer poderá ter algum fio seu cortado.
Serviço de retirada de fios
- Quando se inicia: na sexta-feira, 12 de janeiro
- Horário: 8h30min
- Onde: início na Rua General Lima e Silva, a partir do cruzamento com a Avenida Ipiranga, e segue em direção a outras vias do bairro Cidade Baixa
- Dias da semana: segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 8h30min
Colabore
Moradores de Porto Alegre poderão colaborar com a prefeitura. As pessoas podem entrar em contato pelo telefone 156 e informar o endereço onde há fios soltos e inativos.