15 dias após tempestade
Casas atingidas por figueira que caiu no bairro Nonoai seguem com acesso prejudicado e sem energia
Árvore de grande porte foi cortada, mas CEEE Equatorial alega que depende da retirada de entulhos do local para fazer conserto da rede
Moradores da Rua Frederico Etzberger, bairro Nonoai, zona sul de Porto Alegre, estão há 15 dias sem energia elétrica. O problema é causado por uma figueira de grande porte que caiu, atingindo três casas. A árvore, ainda que em pedaços, segue no local. Nesta quarta-feira (31), troncos e galhos ainda estão espalhados pela rua e pelo pátio das residências, dificultando o acesso das pessoas. Segundo a CEEE Equatorial, é por este motivo, a dificuldade de acesso, que algumas casas seguem sem luz.
A enorme figueira caiu em dois tempos. No dia 16 de janeiro, quando uma tempestade atingiu o Rio Grande do Sul, parte dela desabou. O restante foi ao chão 10 dias depois. Já caída, a árvore foi picada por servidores da prefeitura na sexta-feira (26).
— A Defesa Civil e os Bombeiros acreditam que um raio atingiu a árvore e a dividiu em três partes. Uma parte caiu em nosso pátio, danificando muro, grade e poste, e a casa do vizinho, que está inabitável. Outra parte ficou de pé, e uma parte ficou suspensa na casa de outro vizinho — explica Daiane Angelich, moradora que está fora de casa desde o dia 16, pois a residência está sem energia e inacessível. Além de Daiane, moram no local o marido, três filhos e o avô dela.
Com a queda da árvore, quatro casas próximas ficaram sem luz. Em uma delas, o serviço já foi restabelecido, com a instalação de um novo poste.
— A CEEE afirma que não pode realizar a religação sem a prefeitura fazer a limpeza dos galhos e troncos em frente à residência, pois está obstruindo o acesso às casas — comenta a moradora que segue sem luz.
A CEEE Equatorial afirmou à reportagem que uma equipe esteve no local na terça-feira (30), mas não conseguiu concluir o atendimento por falta de acesso à rede dos clientes e que "a normalização depende da limpeza da via, que é responsabilidade da prefeitura". Para Daiane, a concessionária informou na manhã desta quarta-feira que voltaria à tarde para averiguar novamente a situação.
A prefeitura de Porto Alegre informou que iniciaria ainda nesta quarta-feira a remoção dos galhos e tronco.
O morador Ênio Soares Castro tinha luz até a última sexta-feira, quando o segundo pedaço da árvore caiu e atingiu o poste que ligava a rede de energia à casa dele.
— Eu não consigo nem entrar na minha casa direito, tenho dificuldade de visão por causa da idade — comenta Castro, que instalou um novo poste, mas ainda não recebeu a equipe da concessionária para ligar a energia.