Corte de energia
Donos de restaurantes pedem que CEEE Equatorial adie desligamento previsto para horário do almoço em Porto Alegre
Serviço deve impactar 1,5 mil clientes da concessionária no final de semana
A previsão de um desligamento programado de energia elétrica mobiliza empresários do ramo da gastronomia de Porto Alegre. O serviço, previsto para domingo (18) pela CEEE Equatorial, deve ocorrer no horário do almoço em parte de cinco bairros com grande concentração de restaurantes. São eles Auxiliadora, Bela Vista, Boa Vista, Moinhos de Vento e Petrópolis.
Segundo a CEEE Equatorial, o desligamento ocorrerá das 9h às 14h e afetará 1.574 consumidores. O motivo para o serviço é a "substituição de estruturas". Nesta quarta-feira (14), o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha) encaminhou ofício à concessionária pedindo que o horário seja alterado em razão de domingo ser o dia de maior movimento para almoços.
Para o sindicato que representa bares e restaurantes, a situação é mais "grave" e "surpreendente" em razão de uma reunião realizada no último dia 7. Mais de 40 entidades representando diferentes setores, prefeitura e CEEE Equatorial estiveram reunidas para tratar do atendimento da companhia em casos de desabastecimento. As falhas de comunicação da concessionária foram abordadas.
— Nos reunimos para abrir um diálogo, pois o que aconteceu (no temporal de 16 de janeiro) foi muito impactante para muitos segmentos — afirma Carla Tellini, vice-presidente do Sindha.
O sindicato sugere que o serviço seja realizado entre 6h e 11h. Procurada, a CEEE Equatorial ainda não se manifestou sobre o pedido dos empresários.