2 de março
Porto Alegre terá ações no Dia D contra a dengue neste sábado
Iniciativa contará com apoio de profissionais nas zonas Norte e Sul da cidade
O Ministério da Saúde anunciou que realizará, no próximo sábado (2), o Dia D contra a dengue. A mobilização nacional terá ações em todos os Estados e municípios do país. Em Porto Alegre, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuarão, principalmente, nos bairros das zonas Norte e Sul. O objetivo das iniciativas é reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O tema do Dia D será 10 minutos contra a dengue. Segundo a Secretaria de Saúde da Capital, os profissionais estarão conscientizando a população e identificando possíveis focos do mosquito. Procurada, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) ainda não respondeu sobre a programação ou orientação geral para os municípios gaúchos.
Em Porto Alegre, na Zona Sul, as ações deverão ocorrer no bairro Cristal. O ponto de encontro será a Escola Infantil Mato Grosso (Rua Octávio de Souza, 1818), com participação de representantes da Coordenadoria Oeste de Saúde e das Unidades de Saúde Cristal e Santa Anita, além de lideranças do Orçamento Participativo. A atividade deve ocorrer entre 9h e 12h.
Na Zona Norte, a saída será da Unidade de Saúde Fradique Vizeu, localizada na Rua Frederico Mentz, 374, bairro Navegantes. As atividades estão previstas para a parte da manhã, das 8h30min às 11h30min.
Em 2024, o Rio Grande do Sul já registrou 8,9 mil casos confirmados da doença e oito óbitos. Na Capital, conforme a SMS, já são 302 diagnósticos de dengue.
Conforme o Ministério da Saúde, o aumento no número de casos neste período do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril.