Xô, calorão
VÍDEO: com avanço de frente fria pelo RS, temperatura diminui e chances de tempestade aumentam
Inmet alerta para chance de chover até 100 milímetros em 24 horas em algumas cidades
O avanço de uma frente fria promete trazer alívio aos gaúchos, marcando o fim da onda de calor que bateu recordes de temperatura no Estado. O fenômeno traz chuva para toda metade norte do Rio Grande do Sul, com risco de fortes rajadas de vento e queda de granizo. A previsão indica que, a partir de quinta-feira (15), o tempo fique firme em todo Estado. O clima deve continuar ameno até o final de semana, quando a temperatura pode voltar a subir.
Depois de longos dias sem chuva, diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram tímidos milímetros de chuva já na tarde desta segunda-feira (12). De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Porto Alegre registrou 18mm em um período de 24 horas, entre as tardes de segunda e terça-feira (13). Já em Santo Augusto, no noroeste do Estado, foram 87,4 mm, o que pode considerado um valor alto para um dia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que sinaliza perigo de tempestade, para boa parte do Rio Grande do Sul. O aviso, válido até as 10h de quarta-feira (14), indica que há chance de ter chuva volumosa, intensas rajadas de vento e queda de granizo em, pelo menos, 160 municípios gaúchos. Segundo o órgão, nestas regiões, deve chover entre 30 mm e 60 mm por hora ou entre 50mm e 100mm ao dia.
— Essa massa de ar quente, vinda da Argentina, trouxe calor e sistemas bloqueados para a gente. Agora se rompeu esse ciclo e frentes frias começam a ter condição de passar novamente. Então quando temos uma massa de ar muito quente e chega uma massa de ar frio, o contraste pode ocasionar chuva intensa — explica Rogério Rezende, meteorologista do Inmet.
Segundo ele, há chances de chover volumes elevados em períodos curtos de tempo, o que tornaria possível classificar esses episódios como tempestades. Volumes próximos dos 100mm podem ser considerados altos dependendo da duração da chuva e da cidade. Entre as tardes de segunda e terça-feira, Passo Fundo registrou 71.8 mm de chuva. O valor é quase 43% do total esperado para o mês de fevereiro no município.
— As frentes frias são oceânicas, então influenciam mais na faixa leste do Estado, que também é uma região de grande relevo. Tudo isso favorece a formação de nuvens de chuva — explica Maria Clara Sassaki, meteorologista da Climatempo. O alerta do Inmet engloba as regiões Central, Metropolitana, Fronteira Oeste, Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte. Na Região Sul e na Campanha, a chuva deve ir embora ainda nesta terça-feira.
A chuva deve deixar o Estado já na quarta-feira. A temperatura, porém, seguirá amena até o final de semana, com máximas abaixo dos 30°C em quase todo o Estado. A boa notícia é que os termômetros não voltarão a registrar valores que se aproximam dos 40°C tão cedo.
*Produção: Yasmim Girardi