Notícias



Expansão

Caçapava do Sul, Gramado, Porto Alegre, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga receberão institutos federais 

Municípios terão cinco dos cem novos campi que serão inaugurados pelo governo federal até 2026 

12/03/2024 - 22h25min


Sofia Lungui
Sofia Lungui
Enviar E-mail
Ricardo Stuckert / PR/Divulgação
O anúncio, que aconteceu na manhã desta terça-feira (12), contou com a presença do presidente Lula.

Até 2026, o Rio Grande do Sul ganhará cinco novos institutos federais. As unidades serão construídas em Caçapava do Sul, Gramado, Porto Alegre, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga. Estes são os municípios gaúchos contemplados na expansão do governo federal, que prevê a inauguração de cem novos campi até o final do mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê R$ 3,9 bilhões para os novos campi, com capacidade para 1,4 mil novas vagas cada. A iniciativa busca fortalecer a educação profissional e tecnológica no país. Os institutos federais são especializados nessa área e ofertam ensino gratuito, abrangendo também Educação Básica e Superior. O Nordeste é a região que receberá mais unidades:

  • Norte: 12 campi
  • Nordeste: 38 campi
  • Centro-Oeste: 10 campi
  • Sudeste: 27 campi
  • Sul: 13 campi

— Este é um governo de diálogo. Quando o presidente Lula assumiu o governo, depois de anos sem reajuste, promovemos reajuste de 9% para todos os servidores públicos federais. Eu, pessoalmente, recebi as entidades que representam servidores técnico-administrativos dos institutos federais, e estabelecemos uma meta de diálogo e negociação, para discutir e rever as carreiras desses servidores — destacou o ministro da Educação, Camilo Santana. 

A lista de cidades beneficiadas foi apresentada nesta terça-feira (12)  em solenidade no Palácio do Planalto, com a presença do ministro e do presidente da República. O reitor do IFRS, Júlio Heck, também marcou presença no evento. No RS, mais de 30 cidades eram candidatas. 

Os IFs constituem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008. Essas instituições de ensino têm como obrigatoriedade legal garantir mínimo de 50% de suas vagas para cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao Ensino Médio. 

Atualmente, a rede federal conta com 38 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. Cada uma das instituições é composta por campi que atuam como unidades descentralizadas. O país conta, hoje, com mais de 680 unidades somando cerca de 1,5 milhão de estudantes matriculados. 

Abaixo confira onde estão localizadas as unidades 42 dos IFs no Rio Grande do Sul:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias