Transtornos
Chega a 22 o número de cidades do RS com danos provocados por tempestades em março
Mais de 200 pessoas já tiveram que deixar suas casas devido às tempestades
O número de cidades gaúchas que reportaram danos ou ocorrências relacionadas às tempestades desde a quinta-feira da semana passada (14) já chega a 22. A informação é da Defesa Civil e foi divulgada nesta quarta-feira (20).
De acordo com o órgão, são municípios das regiões Centro, Noroeste, Norte, Sul, além de Missões e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Ao todo, 233 pessoas tiveram que deixar suas casas devido aos transtornos provocados pelas chuvas, ventos e granizo. A maioria (139) não precisou recorrer a abrigos públicos, sendo acolhida por familiares ou conhecidos.
Só em Alegrete, na fronteira, 49 famílias, totalizando 134 moradores, foram atingidas pela cheia do Rio Ibirapuitã. O afluente chegou a ultrapassar a cota de inundação, mas, na tarde desta quarta, encontrava-se em declínio e dentro da cota de alerta.
A prefeitura de Rolador, no noroeste gaúcho, informou que decretará situação de emergência. Com a força do vento, vários postes e árvores foram derrubados na cidade, resultando em um cenário de destruição. O município reporta falta de energia elétrica. Ao menos 27 residências e outras 100 propriedades, incluindo galpões, foram atingidas.
De acordo com a Defesa Civil, os danos mais significativos foram registrados, além de Alegrete, em Erechim, Frederico Westphalen, Garruchos, Rolador, Roque Gonzales, Santo Ângelo, São Nicolau e Uruguaiana.
Cidades do RS que reportaram danos devido às chuvas
Centro
- Mata
- Nova Esperança do Sul
- São Martinho da Serra
Fronteira Oeste
- Alegrete
- Barra do Quaraí
- Quaraí
- Uruguaiana
Missões
- Santo Ângelo
- São Nicolau
Norte
- Erechim
- Frederico Westphalen
- Vista Alegre
Noroeste
- Campo Novo
- Dezesseis de Novembro
- Garruchos
- Porto Vera Cruz
- Rolador
- Roque Gonzales
- São Pedro do Butiá
- Três Passos
- Tucunduva
Sul
- Santa Vitória do Palmar