Cena inusitada
Esvaziamento do espelho d'água da Redenção revela a presença de cágados no local; entenda como foram parar lá
Alguns populares que estavam de passagem pelo parque nesta manhã relataram preocupação com os répteis, em razão da temperatura prevista para o dia de hoje, que deve ser de 35ºC
A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), realizou entre terça-feira (19) e esta quarta-feira (20) o esvaziamento do espelho d'água do Parque da Redenção com o intuito de realizar a limpeza e manutenção do local. O procedimento é realizado periodicamente, mas desta vez algo chamou a atenção: a retirada da água revelou a presença de cágados no ambiente.
De acordo com a SMSUrb, os répteis geralmente são encontrados no lago dos pedalinhos, no lago do Buda e no lago do gaúcho. Entretanto, alguns dos animais migraram para a água do espelho por conta própria.
Alguns populares que estavam de passagem pela Redenção nesta manhã de quarta-feira relataram preocupação com os cágados, devido à elevada temperatura prevista para o dia de hoje, com máximas de 35°C e sensação térmica podendo chegar a 41°C na Capital, conforme a Climatempo.
— Dá vontade de entrar no espelho d'água e salvar esses cágados do calor — afirmou o aposentado Cláudio Antônio Machado.
E foi o que ele fez. Mesmo com a presença de lodo no solo do ambiente, que será posteriormente limpo pelas equipes da prefeitura, o aposentado, ao lado de seu amigo Décio Alversa, adentrou o espelho d'água e retirou os répteis do lugar. A dupla levou os animais para o lago dos pedalinhos, onde os cágados são comumente avistados.
— Considero a Redenção o meu pátio. Estamos fazendo o mínimo, que é salvar esses animais. Valeu o meu dia, missão cumprida — festejou Machado.
A SMSUrb ressaltou que quando os cágados são avistados fora do ambiente onde geralmente vivem, eles são recolhidos para um dos lagos que compõem seu habitat. A secretaria informou ainda que os trabalhos de limpeza e manutenção do espelho d'água devem durar um dia e meio.
Produção: Leonardo Martins