Em vídeo
Governador alerta para chuvarada que poderá atingir o RS nas próximas horas: “Estamos mobilizados para atuar ao longo da madrugada”
Instituto Nacional de Meteorologia e Defesa Civil preveem tempestade com ventania e queda de granizo em todas as regiões
“Se coloquem em situação de segurança.” Este foi o apelo do governador Eduardo Leite em vídeo publicado no Instagram no fim da tarde desta quarta-feira (20), alertando para os riscos em potencial da chuva que deve atingir o RS nas próximas horas. Conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva forte e rajadas de vento acima de 100 km/h, além de chance de granizo em todas as regiões.
— Os bens materiais, os transtornos que houver do ponto de vista material, a gente busca a forma de corrigir depois, de compensar. Tudo isso se busca reparar depois. O que não dá para reparar é perda de vidas humanas — disse Leite em um trecho do vídeo.
O objetivo do governador é conscientizar a população para tentar diminuir o impacto da passagem de uma frente fria oriunda da Argentina. No texto que acompanha o vídeo, Leite salienta que o governo está pronto para atuar desde o início da tempestade.
“Estamos mobilizados para atuar ao longo da madrugada e pedimos que todos busquem garantir segurança durante esse episódio, evitando locais de risco”, escreveu.
Alerta meteorológico
Todo o Rio Grande do Sul deve ser atingido pela passagem da frente fria nesta quinta-feira. A chuva e as rajadas de vento devem ser mais severas na Fronteira Oeste, por onde a tempestade chega ao Estado ainda na noite desta quarta. No decorrer da quinta, a previsão é de avanço para as demais regiões, chegando na região metropolitana de Porto Alegre antes do meio-dia.
Na Capital, por exemplo, há previsão é que o volume de chuva fique entre 85mm e 100mm ao longo da quinta. A média histórica de todo o mês de março é de 103,3mm.
A Defesa Civil do Estado também emitiu alerta, destacando o risco de alagamentos e cheias, “válido pelas próximas 24 horas”. Moradores de áreas de risco devem procurar informações junto ao órgão em seu município, através dos números 190 e 193.
A chuva que atingirá o Estado pode agravar a situação em municípios onde já há grande volume de água. Santa Vitória do Palmar, na Região Sul, por exemplo, já superou a média de chuva prevista para todo o mês de março, conforme a Climatempo, com 46,2mm acumulados nas últimas 24 horas. Outros dois municípios da região registraram volume elevado nas últimas 24 horas:
- Jaguarão, Região Sul, 40,6mm
- Arroio Grande, Região Sul, 27,6mm
Média mensal histórica de chuva durante o mês de março
- Uruguaiana: 158,5mm
- Santa Maria: 142,0mm
- Bagé: 113,9mm
- Pelotas: 107,2mm
- Porto Alegre: 103,3mm
- Passo Fundo: 137,3mm
- Caxias do Sul: 121,4mm
- Torres: 152,6mm