Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e as caixas vazias

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

11/03/2024 - 07h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Enquanto os caixas do supermercado nos esperam cheios, as caixas seguem ali vazias. Esperando a vez de ter utilidade extra. Na fila, eu observo quem vai pegar qual. Queria conhecer a pessoa que teve a ideia de descartar na ponta dos caixas as caixas que iriam pro lixo. Sabe por quê? Pra agradecer. É a única coisa que a gente pega de graça dentro do súper (fora uma degustação na hora da fome). Bora escolher o quadrado ou retângulo de papelão que esteja o mais inteiro possível. 

Você é da turma que pega essas caixas pra levar as compras no lugar das sacolas? É um uso comum, só que não agrada a todos. Dependendo da força dos braços, fica pior de carregar. O que eu gosto de observar é quem leva as caixas vazias. Primeira impressão: eles vão se mudar, que legal! Será que vão colocar as xícaras de cafezinho na caixa pequena e as panelas na grande? É pra carregar livros e fotos? Quanta coisa se junta ao longo do tempo, haja caixa.

Leia outras colunas da Maga 

Crianças

Mas quem disse que é pra mudança? Pode ser que a tal caixa ganhe uma vida agitada com crianças. Na sala de aula ou em casa, ela vira brinquedo na mão de pequenos artistas: um carro que anda sem gasolina, um foguete que voa no pensamento, um disco voador, uma maquete linda de cidade. Talvez a caixa seja forrada com papel colorido pra guardar jogos. Ou seguirá vazia, e quem vai brincar até rasgar e cansar serão os gatos.

É caixa pra vó guardar os novelos de lã? Pro casal organizar a bagunça na garagem? Só cuidado com as pegadinhas. Se na geladeira tem o pote de sorvete com feijão dentro, imagina a tristeza de abrir uma caixa de vinhos e encontrar ferramentas. Já uma caixa vazia que enche de roupas pra doar vai fazer a alegria de alguém. Dá pra comprar as bonitas de plástico pra guardar tudo. E dá pra ser do contra, não gastar dinheiro com isso e reaproveitar as caixas de papelão que são 0800. Eu já peguei várias. Conforme o momento, um uso diferente. É reciclar que chama.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias