Notícias



Homenagem em Viamão

Menino de 11 anos morto ao encostar em fio elétrico caído de poste em Viamão sonhava em ser policial

Funeral do corpo de Marcelo Henrique ocorreu neste sábado (23)

24/03/2024 - 11h27min


Anderson Aires
Anderson Aires
Enviar E-mail
Alexandre Costa Rosa / Arquivo pessoal
Marcelo Henrique morreu após encostar em um fio energizado, caído de um poste da CEEE Equatorial.

O menino de 11 anos vítima de um choque elétrico, em Viamão, recebeu as últimas homenagens, neste sábado (23), no município da Região Metropolitana. Marcelo Henrique Lopes Rosa morreu na sexta-feira (22) após encostar em um fio energizado, caído de um poste da CEEE Equatorial.  

O corpo do menino foi velado no Crematório e Cemitério Saint Hilaire, em Viamão. No local, o clima era um misto de tristeza e busca por justiça. Familiares e amigos abraçados, segurando lenços que tentavam dar conta das lágrimas marcavam o cenário no final da manhã e início da tarde. 

Tio do menino, o vigilante Alexandre Costa Rosa, 53 anos, afirma que Marcelo era uma criança alegre, brincalhona e tranquila. Com os olhos inchados, ele relata que o sobrinho tinha o sonho de ser policial: 

O Marcelo era uma criança tranquila, estava sempre inspirado. Quando via os brigadianos dizia "ó tio, quero ser policia". Esse era o sonho dele, na cabecinha dele. Fazia arma com uns pauzinhos e brincava de polícia.

Segundo o vigilante, apesar de tranquilo, o menino agitava a casa logo pela manhã, brincando, correndo e falando pelos cômodos junto dos familiares. 

Marcelo morava com o pai e outros dois irmãos em uma casa no bairro São Lucas, em Viamão. Rosa estava morando com eles para ajudar no cuidado das crianças porque o irmão está se recuperando de um problema de saúde. 

Marcelo estava na quarta série do Ensino Fundamental. Segundo a agente de saúde e assistente social da prefeitura Rosemar Pereira de Oliveira Rocha, o menino gostava de brincar de carrinho e será lembrado pela alegria. Ela acompanhava Marcelo e os irmãos no âmbito de ações de saúde do município. 

— Ele sempre estava com aquele sorriso no rosto que a gente vê nas fotos — pontua.

Busca por justiça 

O tio de Marcelo afirma que a família está muito abalada e tentando assimilar a morte. Agora, a família foca na despedida do menino, que foi velado com farda da Brigada Militar (BM), em uma homenagem da corporação. Depois, será intensificada a busca por justiça, segundo o tio do menino: 

— Vamos conversar com o líder comunitário para organizar uma manifestação. Queremos justiça.

Anderson Aires / Agencia RBS
Velório ocorre em Viamão.

Em paralelo, moradores da região organizam protesto na parada 43 da Avenida Salgado Filho, em Viamão, previsto para as 17h deste sábado. 

A família entende que a CEEE Equatorial foi negligente por não realizar o conserto com agilidade e não isolar a área devidamente para evitar que crianças e animais encostassem no fio energizado. A família diz que a empresa ajudou com o mínimo nos gastos com o funeral do menino. Portanto, buscam um auxílio permanente para manter o jazigo no local. Além de reparação, Alexandre afirma que o protesto busca evitar que casos iguais se repitam no futuro. 

Em nota, divulgada ainda na sexta-feira, a empresa lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares da vítima (leia abaixo).

O que diz a CEEE Equatorial 

"A CEEE Equatorial informa que tomou conhecimento de um acidente fatal com um menino, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (22/03), envolvendo a rede elétrica no bairro São Lucas, em Viamão. A Distribuidora lamenta o ocorrido e se solidariza com os familiares da vítima. 

A empresa enviou uma equipe ao local para avaliar a ocorrência e está contribuindo com as investigações para identificar as causas do acidente. Ressalta que irá acompanhar e prestar todo apoio necessário às investigações perante o órgão competente e esclarece que prestará todo o suporte necessário à família."


MAIS SOBRE

Últimas Notícias