Em alto-mar
Mesmo afastado da costa, ciclone extratropical causa chuva no Estado até terça-feira
Tempo já começa a ficar firme em algumas regiões do RS nesta segunda-feira (4)
O ciclone extratropical, que se formou em alto-mar na Argentina, continuará afetando o clima do Rio Grande do Sul até esta terça-feira (5). Apesar de não avançar em direção à costa brasileira, uma frente fria associada ao fenômeno traz chuva e vento intenso para algumas regiões do Estado.
A passagem da frente fria associada à ocorrência de um ciclone extratropical virou o tempo no Rio Grande do Sul neste final de semana. A previsão, agora, é que a chuva continue nesta segunda-feira (4) na maior parte do Estado e, na terça, continue principalmente nas regiões Norte e Serra.
— A frente fria faz parte do ciclone. Embora o ciclone não passe sobre nenhuma região, a dinâmica da frente fria é fortalecida pelo fenômeno. Então o tempo segue instável devido ao ciclone extratropical — acrescenta Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo.
Nesta segunda-feira, há previsão de chuva à tarde e à noite em alguns municípios da metade norte do Estado, abrangendo a Região Metropolitana, Serra, Norte, parte do Noroeste e do Litoral Norte. Na terça-feira, deve chover pela manhã em municípios como Maquiné, Cacique Doble, Santa Rosa, Cruz Alta e Gramado, por exemplo.
Apesar de o ciclone não avançar para a costa brasileira, o vento intenso traz grandes ondas para o litoral da região sul e sudeste do país. Segundo a Climatempo, é esperado que o mar suba no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina já nesta segunda, com risco de ressaca entre o Chuí, no extremo sul do Estado, e Laguna, no Estado vizinho.