SEU PROBLEMA É NOSSO
Moradores de Tramandaí pedem mais ações em vias
A comunidade se reúne desde setembro passado para propor melhorias
Mesmo com o alívio momentâneo devido ao baixo volume de chuvas em janeiro e fevereiro, moradores de Tramandaí, no Litoral Norte, não deixaram de buscar a restauração de ruas de bairros do município, que costumam alagar em dias de precipitação.
A comunidade se reúne desde setembro passado para propor melhorias. Em dezembro, o Diário Gaúcho mostrou os problemas da região sul do município. À época, moradores organizaram um abaixo-assinado pedindo a pavimentação de ruas em Nova Tramandaí, Tramandaí Sul, Jardim Atlântico e Oásis. O documento teve 683 assinaturas e foi enviado ao Ministério Público (MP).
Passados seis meses desde a primeira reunião, houve alguns avanços.
Entrega
Um dos principais pedidos de quem vive na região era o asfaltamento de toda a extensão da Avenida Belo Horizonte, no bairro Nova Tramandaí. Por ser uma das vias mais movimentadas do município, a obra, entregue em janeiro, foi celebrada. Antes, havia buracos que prejudicavam a circulação tanto de motoristas quanto de pedestres. Além disso, poças de água formavam pontos de alagamentos.
Outra mudança no bairro, que também estava entre as solicitações do abaixo-assinado, era a reforma da rede de esgoto da Rua Rio Grande do Norte. O árbitro de futebol Vanderlei da Silva, 49 anos, mora no local e explica sobre a necessidade da colocação de canalização de esgoto:
– Antes, tinha um valão ao final da rua que impedia a passagem de carros. Causava grandes problemas, veículos já caíram no buraco.
O leitor revela que recebeu a informação de que mais uma obra deve ser entregue nos próximos meses: é a pavimentação da Avenida Perimetral, uma das mais importantes da cidade. Ele conta que uma equipe da prefeitura avisou sobre o projeto recentemente. Agora, a comunidade espera pelo início das obras, e cobra melhorias em outras regiões.
– É um serviço que será financiado pelo Estado, pelo que nos disseram. Recebemos a notícia com muita alegria, mas não podemos esquecer das outras ruas que também precisam ser pavimentadas – pondera Silva.
Prefeitura busca recursos
A prefeitura de Tramandaí, por meio da Secretaria da Zona Sul, afirmou que está buscando recursos federais para solucionar os problemas de alagamentos nas vias e destacou que já houve a manutenção de algumas ruas da região. Procurado, o Ministério Público não se manifestou até o fechamento da reportagem
Entenda o caso:
/// Em setembro ocorreu a primeira reunião, onde que 15 moradores estiveram presentes.
/// Em novembro, o grupo enviou um abaixo-assinado com 683 assinaturas ao Ministério Público. Entre os pedidos, constava a pavimentação de ruas, a falta de escoamento da água da chuva e problemas na iluminação pública.
/// Na publicação da primeira reportagem, em dezembro, a prefeitura de Tramandaí não respondeu aos questionamentos da reportagem quanto a possíveis soluções para os problemas.
/// Ainda em janeiro, a Rua Belo Horizonte foi asfaltada e a rede de esgoto da Rua Rio Grande do Norte foi revitalizada.
Outros bairros devem se mobilizar
O abaixo-assinado, que buscava melhorias para a região sul de Tramandaí, serviu de inspiração para outros bairros que enfrentam problemas semelhantes. Vanderlei explica que, recentemente, moradores dos bairros Indianópolis e Parque dos Presidentes pediram informações sobre o processo para recolher assinaturas, pois desejam repetir a ação.
– Até esse primeiro contato, nós (da região Sul) ainda não tínhamos muito conhecimento da situação desses bairros, que é muito parecida com a nossa – revela.
O documento enviado ao MP no final do ano passado deixou a comunidade com esperança de que o órgão poderia agilizar a resolução dos problemas. A informação dada, conforme Vanderlei, era de que em 30 dias seria realizada uma vistoria nos bairros para indicar as obras que deveriam ser realizadas. Contudo, aguardam há quatro meses pelo retorno:
– Ainda estamos esperando esse parecer para que possamos nos reunir pessoalmente. Ainda tem outras ruas que precisam ser pavimentadas.
Produção: Nikelly de Souza