Notícias



Potência artística

Poesia em Alvorada: livro desmistifica preconceito contra a cidade

Produção literária “Vozes Alvoradenses” busca valorizar autores locais por meio da cultura

12/03/2024 - 21h48min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Jaime Katz (E), Cesar Walker, Cristina Ribeiro e Simone Soares participam da obra.

Como questiona o texto de Luis Fernando Verissimo: “Poesia numa hora dessas?”. A resposta é sim, e com o talento de 13 autores, portadores de diferentes histórias e seguindo um mesmo objetivo: desmistificar a cidade de Alvorada. Essa é a jornada dos participantes do livro Vozes Alvoradenses, uma antologia poética (reunião de poemas em um livro) que busca mostrar que, nesta cidade, também há cultura e, sobretudo, artistas talentosos.

O livro é fruto de um sonho que começou a se transformar em realidade em setembro de 2023 e teve seu destino concretizado em seu lançamento, no último sábado, na Câmara dos Vereadores de Alvorada. Para a organizadora da obra, Cristina Ribeiro, diarista de 52 anos, o livro representa uma vitória para o município, que sofre com o estereótipo de violência.

Eu quero mostrar essa parte boa da cidade, a parte dos poetas, de quem escreve, de quem está aqui batalhando – diz a também autora do livro Pela Liberdade de nos Construirmos Negras.

A organizadora ainda destaca que a recuperação da autoestima, tanto dos autores, quanto de Alvorada, é uma das maiores contribuições da antologia para a comunidade. Foram diversos passos até que o livro ficasse pronto, entre eles a definição da editora que o publicaria, a  escolha dos autores e a organização da obra. Segundo Cristina, a Biblioteca Pública de Alvorada foi fundamental no processo, pois indicou escritores que gostaram do projeto e  quiseram participar. A publicação do livro foi realizada pela editora Plena Voz, de Minas  Gerais, e financiada por meio da contribuição dos próprios autores, que garantiram 10 exemplares cada um.

– Infelizmente, alguns não puderam participar por causa do dinheiro – lamenta a organizadora.

Os poetas

Dona de casa, professora, engenheiro e estudante. Essas são as ocupações de alguns dos poetas que participaram de Vozes Alvoradenses. A diversidade também está presente em suas obras, que abordam temas que transitam entre a religião, o combate ao preconceito e o cotidiano da própria cidade.

Jaime Katz, comerciante de 77 anos, é um dos poetas que Alvorada mantém em seu relicário de artistas. Um encontro com uma amiga de Cristina, ao acaso, em uma parada de ônibus, gerou uma conversa sobre poesias e resultou em um convite: a escalação para o elenco de peso da produção da antologia. Para ele, a arte é uma forma de tocar o coração dos jovens.

Editora Plena Voz / Reprodução
Capa do livro "Vozes Alvorandeses".

– Eu acho que a cultura e, sobretudo, o poema, cativa (as pessoas) – afirma o autor.

Jaime ainda acredita no poder da poesia de contribuir para a construção de uma sociedade mais empática e, consequentemente, mais unida.

– Se nós não investirmos na nação brasileira, nós vamos nos autodestruir – diz

Além de Jaime e Cristina, estão presentes nas páginas do Vozes Alvoradenses: Ana Cristina da R. Pires, César Walker, Daniel Machado, Elisandra Barbosa, Fábio Azambuja Marçal, Lúcio Rosa, Maria Inês Lima Riboriski, Rogério Tavares, Rony Moreira, Rosemar Silva e Simone Soares.

O livro pode ser adquirido diretamente com a organizadora Cristina Ribeiro, por meio do WhatsApp (51) 9362-1476.

Produção: Elisa Heinski


MAIS SOBRE

Últimas Notícias