Após a tempestade
Porto Alegre tem 28 escolas municipais com aulas suspensas por falta de energia elétrica
Nova avaliação será feita durante a tarde; RS tem 1,152 milhão de clientes sem luz em razão dos estragos provocados pelo mau tempo
A tempestade que atingiu o RS entre a noite desta quarta-feira (20) e a madrugada desta quinta (21), deixando 1,152 milhão de clientes sem energia elétrica no Estado, também ocasionou a suspensão de aulas em diversos municípios.
Em Porto Alegre, conforme levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Smed), 28 das 99 escolas da rede municipal permaneceram sem luz durante a manhã desta quinta.
As aulas estão suspensas, mas a orientação da prefeitura é de que as escolas mantenham profissionais para o acolhimento de alunos e atendimento de familiares para informações. O prefeito Sebastião Melo informou em suas redes sociais que uma nova avaliação será feita durante a tarde.
Já a Secretaria da Educação do Estado informa que a situação das escolas estaduais vem sendo monitorada pelas coordenadorias regionais e a suspensão das aulas está sendo definida pelas próprias escolas. Entre os municípios em que houve suspensão de aulas devido ao temporal estão Rio Grande, no sul do Estado, e Cachoeirinha, na Região Metropolitana.
Em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, a Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha também suspendeu as aulas. Em Passo Fundo, no norte do Estado, uma árvore caiu sobre o telhado da Escola de Educação Infantil Santa Luzia e as aulas foram suspensas para cerca de 200 alunos.
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) também suspendeu as aulas presenciais nos campi dos municípios de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul em razão dos estragos provocados pelo temporal.
Dos 1,152 milhão de clientes sem luz em decorrência de estragos provocados pela tempestade que atingiu o Estado, 815 mil estão na área da CEEE Equatorial e 337 na área da RGE Energia. Trata-se, do segundo maior número dos últimos 10 anos, segundo levantamento de GZH.
O diretor de relacionamento com o cliente da CEEE Equatorial, Marvin Ramgrab, disse, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta quinta-feira (21), que a maioria dos clientes que está sem energia elétrica em função do temporal terá o serviço restabelecido até o final do dia.