Notícias



Seu Problema é Nosso

Recicladora de Alvorada arrecada doações de material escolar

O objetivo é beneficiar 250 crianças do bairro Stella Maris. Itens devem ser distribuídos na Páscoa, junto a guloseimas

01/03/2024 - 15h58min

Atualizada em: 01/03/2024 - 16h17min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Material arrecadado ainda não supre demanda.

Depois do sucesso da arrecadação de material escolar para crianças do bairro Stella Maris, em Alvorada, no ano passado, a recicladora Rita de Cássia Simas Pereira, 45 anos, quis repetir a iniciativa em 2024. Entretanto, apesar de estar pedindo contribuições desde dezembro, a ajuda tem sido pouca, e muitos alunos começaram este ano letivo sem os itens. 

– Como esse ano a gente não conseguiu entregar as doações, muitos foram só com um caderno fininho, um lápis. Eles perguntam se vamos fazer de novo – conta. 

Tendo em vista que o ano letivo já se iniciou, a ideia, agora, é reunir o material até a Páscoa, no final de março, para ser doado junto com doces. Rita pretende promover uma festa comunitária em comemoração à data, como fez nos últimos dois Natais, quando doou brinquedos e lanches. Por isso, já começou a campanha para arrecadação de guloseimas. 

Solidariedade 

Junto à Rita, Franciele Wainstein, 30 anos, e Simone Wainstein, 53 anos, se intitulam Associação das Amigas. Elas organizam as ações solidárias e mobilizam doações no bairro. O sonho de Rita é que consigam ser apadrinhadas por alguma instituição que contribua nas atividades especiais que promovem. 

– Não tem nenhuma associação que ajude a nossa comunidade. Muitos moradores e comércios daqui, mesmo, não apoiam – lamenta. 

Além das ações comemorativas, o trio tenta ajudar os moradores do bairro no dia a dia. É pelo Facebook e entre familiares que elas buscam alimentos, móveis, roupas e até medicamentos. Porém, Rita vem percebendo que, nos últimos tempos, tem sido mais difícil obter doações: 

– As pessoas estão com menos vontade de apoiar. Não sei se é medo, dificuldade financeira, mas, nos outros anos, se conseguia muito mais itens – relata. 

Em 2023 a recicladora também recorreu ao Diário Gaúcho para dar conta da ação solidária. Ela mora desde bebê no bairro e sempre ajudou quem precisava, mas a iniciativa do material escolar surgiu no ano passado. Sua filha, hoje com 13 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Stella Maris, percebeu que, muitas vezes, colegas que não tinham materiais para estudar pediam algo emprestado e acabavam não devolvendo. Então, a pequena recorreu à mãe para ajudar os amigos. 

“Gratificante” 

Foi divulgando o pedido de ajuda nas redes sociais, no jornal e no “boca a boca” que Rita garantiu cadernos, lápis, canetas, borrachas e mochilas para 250 crianças de três escolas da região. Com a ajuda de uma amiga, foi feito o cadastro de todos os beneficiados. É por ver a importância dessa atitude na vida dos pequenos que ela quer repetir a dose este ano. 

– Foi muito gratificante, elas sempre agradecem. Não tem como desanimar, alguém sempre conta com o teu apoio – lembra.

Contribua
/// São necessários, principalmente, lápis, caneta, apontador, borrachaecola. Ajuda financeira pode ser feita pela chave Pix (telefone) 51984201400. 

/// Quem quiser, pode levar as doações até a casa de Rita, na Rua São Gabriel, 55, no bairro Stella Maris. 

/// As ações das amigas podem ser acompanhadas pelo Facebook de Rita: bit.ly/facebook-rita.

Produção: Caroline Fraga


MAIS SOBRE

Últimas Notícias