DELAS
Como fazer as próprias unhas em casa
Colunista Giordana Cunha escreve sobre o universo feminino todas as quintas-feiras
Não importa a estação, unhas bem cuidadas impressionam. Confira algumas dicas da manicure Simone Bender para arrasar no visual.
1º — Esterilizar, cortar e/ou lixar
/// Iniciando o processo, é importante lavar ou passar álcool nas mãos.
/// Depois disso, corte as unhas no formato desejado (redondo ou quadrado) e acerte com a lixa.
Dica: ao lixar, evite fazer movimento para cima e para baixo. O sentido correto é de um lado para o outro.
2º — Tirar a cutícula
/// Amoleça as cutículas com um creme específico para isso. Caso sua cutícula seja mais grossa, aplique, por cima do produto, um pouco de algodão e água. Simone afirma que não é indicado usar qualquer hidratante nesse processo. Caso não tenha o específico, a melhor saída é deixar suas unhas de molho em um recipiente com água morna.
/// Depois de estar com as cutículas amolecidas, é hora de empurrá-las. O segredo, neste processo, é a espátula, pois “ela tem a simetria perfeita e foi desenvolvida para isso”, segundo a manicure. A ferramenta vai “levantar” a pele morta que vai ser retirada posteriormente pelo alicate.
/// Com um alicate afiado, comece retirando a cutícula que foi levantada no processo anterior.
3º — Esmaltação
/// O primeiro passo para a esmaltação é a aplicação da base. Simone ressalta a importância deste produto, pois ele serve como uma proteção para a unha.
/// Agora, é o momento do esmalte. Para que ele cubra toda a extensão da unha e não borre demais, ao tirar o pincel do vidro, tire o excesso e deixe o produto apenas em um lado. Segundo a manicure, as pinceladas devem seguir a seguinte sequência: “lado esquerdo, lado direito (ou vice-versa) e meio”. Assim, todo o espaço será coberto.
Dica 1: antes de iniciar a esmaltação, passe levemente um pedaço de algodão com removedor de esmaltes na extensão das unhas para tirar um pouco da oleosidade natural das unhas. Isso ajuda na durabilidade.
Dica 2*: caso você tenha em casa, passe uma lixa polidora buffer. Ela ajuda a “nivelar”, pois algumas unhas possuem ondulações. Neste processo, é contraindicado usar a lixa comum.
* Esta ação substitui a anterior, portanto, não faça as duas.
4º — Limpar
/// Durante a pintura das unhas, é importante que os borrões sejam limpos. Neste processo, utilize apenas o palito, sem algodão e removedor.
/// Após o esmalte, a limpeza deve ser feita com o palito, algodão e removedor. É contraindicado “esfregar” o palito para limpar. Simone orienta:
— Pegue um pedaço de algodão, coloque o palito no meio e o enrole.
Dica 1: ao fazer a limpeza, puxe um pouco a pele para baixo com o dedão da mão que está sendo limpa. Assim, tem mais espaço entre a unha e a pele para passar o palito, diminuindo o risco de tirar o esmalte.
Dica 2: não usar muito algodão no palito, pois, caso contrário, a ponta fica grossa e corre o risco de encontrar na unha, estragando a pintura.
Dica 3: trocar o algodão após limpar cada unha.
5º — Finalização
/// Ao passar o extrabrilho, use a mesma técnica da aplicação do esmalte. Passar apenas uma demão.
/// Não é necessário, mas, caso queira que seque mais rápido, use o óleo ou o spray secantes.
Dica 1: não passe muito extrabrilho, pois, caso contrário, pode causar bolhas.