Após cálculo por média
Consumidores reclamam de valores abusivos nas contas de água em Porto Alegre; Dmae diz que se trata de passivo não cobrado
Há clientes relatando faturas que chegam a ser cem vezes maior do que aquelas cobradas antes dos problemas do departamento com terceirizada encarregada pela leitura
Consumidores têm sido surpreendidos por valores elevados cobrados nas contas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) em Porto Alegre. Desde o mês passado, a empresa responsável retomou a leitura de hidrômetros, com impressão e entrega de faturas aos clientes. O departamento diz que não está cobrando a mais, e sim está sendo faturada agora a medição real do consumo, apontada pelo hidrômetro. No entanto, clientes afirmam que as contas extrapolam o razoável.
Os moradores do condomínio Edifício Laura, localizado na Rua Leme, 412, no bairro Ipanema, por exemplo, receberam um presente inesperado de Natal. Em dezembro de 2023, a fatura cobrada pelo serviço de água e esgoto foi superior a R$ 146 mil.
— A média mensal era de R$ 1,4 mil ou R$ 1,5 mil, mas nunca de R$ 146 mil — afirma o síndico do condomínio Edifício Laura, Valcenir Almeida dos Santos.
Quando recebeu o boleto, o síndico foi até o Dmae para reclamar do erro. A cobrança foi para revisão de contas do departamento e, posteriormente, foi encaminhada a taxa correta.
O problema voltou a ocorrer em março deste ano. Foi cobrado mais de R$ 3 mil do mesmo condomínio, que possui 18 apartamentos de apenas um dormitório.
— Voltei lá e pedi para revisarem a conta novamente. Porque R$ 3 mil é impossível — relata.
Situação semelhante foi registrada no Edifício Riviera, que conta com 28 apartamentos, e fica situado na Rua Costa, 217, no bairro Menino Deus. A fatura referente ao mês de abril de 2024 foi superior a R$ 17 mil. A média das últimas ficava em torno de R$ 1.076,33.
— Tivemos esse problema (de valores muito alto nos boletos) em cerca de 20% dos 80 condomínios que administramos — diz o assistente administrativo de contas a pagar da Realize Imóveis, Lucas Xavier.
Conforme Xavier, a cobrança vinha sendo executada em cima de uma média e o Dmae sequer estava indo aos condomínios.
— Não estão fazendo uma leitura real. Além de eles estarem fazendo uma leitura errada, estão se baseando em cima de uma leitura que eles inventaram — critica o assistente administrativo, dizendo que a própria orientação do Dmae é para não pagar essas cobranças elevadas.
Pedido de revisão do cálculo
O Dmae sustentou, em coletiva de imprensa prestada pelo diretor-geral Maurício Loss, na sexta-feira, que não está cobrando a mais nas contas. Loss explicou que, em alguns casos, o valor recente da conta pode ter sido maior que o usual, pois inclui o passivo acumulado nos três meses sem a aferição. Apenas em março foram 10 mil pedidos de revisão de boletos encaminhados pela população.
— A média para a cobrança de dezembro, janeiro e fevereiro foi baseada no valor médio consumido por cada unidade nos meses de agosto, setembro e outubro. São meses de temperaturas menos elevadas e consumo distinto da base utilizada para os cálculos — argumentou ele.
Loss assegurou que não há cobrança a maior. Para tirar dúvidas, aconselhou consumidores a compararem com o que foi aferido e cobrado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro do ano anterior.
Caso persistam dúvidas, pedidos de revisão devem ser encaminhados ao Dmae. O diretor reconheceu que podem ter ocorrido erros de aferição pela empresa que foi desligada. A variação do equívoco costuma, de acordo com o diretor-geral do Dmae, ficar em torno de 8% a 10%. Segundo Loss, o departamento atribui a esta prestadora uma “ampliação” da ocorrência de erros em leitura de hidrômetros.
Como buscar o ajuste
As solicitações de revisão de contas podem ser feitas pelo e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br, com imagem ou arquivo de conta, e uma foto atual do hidrômetro, em que seja possível ver os quatro primeiros números pretos do relógio.
O Dmae também disponibiliza cinco locais de atendimento presencial. Confira:
- Posto de Atendimento Comercial Centro: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico. De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30min às 16h30min
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Pop Center: Avenida Júlio de Castilhos, 235, terceiro andar. De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h, sem fechar ao meio-dia
- Posto de Atendimento Zona Leste: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, no bairro Partenon. De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30min às 16h30min
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Norte: Shopping Bourbon Wallig, na Avenida Assis Brasil, 2.611, no bairro Cristo Redentor. De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h
- Posto de Atendimento Tudo Fácil Zona Sul: Avenida Wenceslau Escobar, 2.666, no bairro Tristeza. De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Por que houve a alteração
Em novembro de 2023, após a constatação de problemas frequentes no serviço prestado pela empresa que fazia a leitura de hidrômetros, a impressão e a entrega de contas de água, o Dmae rompeu o contrato. Não houve leitura de hidrômetros de dezembro de 2023 a fevereiro de 2024, até que o departamento contratou uma nova empresa, por meio de licitação.
Para gerar as contas de dezembro, janeiro e fevereiro, o Dmae usou a média com base nas leituras de agosto, setembro e outubro. Nos casos em que não havia registro de consumo de água nesses meses (em razão de viagem ou outro motivo), o Dmae levou em conta a média dos três últimos meses com consumo.
Em março, a nova empresa contratada retomou a leitura de hidrômetros, com impressão e entrega de contas aos consumidores.