Notícias



Eu Sou do Samba

Desfile das escolas de samba de Esteio ocorre neste sábado

Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras

12/04/2024 - 14h32min

Atualizada em: 12/04/2024 - 14h33min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Adriano Rosa da Rocha / Prefeitura de Esteio,Divulgação
Evento é gratuito, a partir das 21h

A pista junto ao portão 9 do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil vai se transformar, neste sábado (13), em passarela para os desfiles do Carnaval de Esteio. O evento é promovido pela Liga das Escolas de Samba e Blocos de Esteio (Liesbe) com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

A festa começa às 21h, com a apresentação dos blocos Império do Samba, Tom do Samba e Princesa Africana. Depois, será a vez das cinco agremiações da cidade disputarem os troféus: Acadêmicos de Esteio, Mocidade Independente do Jardim Planalto, Viradouro, Negritude e Salgueiro.

As escolas serão avaliadas em nove quesitos diferentes. São eles bateria, samba-enredo, harmonia, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria e comissão de frente. As três primeiras colocadas receberão troféus. Cada agremiação receberá, ainda, R$ 45 mil para a sua apresentação. O valor será repassado através de projeto cultural da Cufa/Esteio.

A entrada no Parque e o estacionamento são gratuitos.

Te programa!

/// Quando: neste sábado, a partir das 21h.
/// Onde: Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (acesso pelos portões 9 a 10 da Avenida Celina Kroeff).
/// Quanto: entrada e estacionamento gratuitos.

No campo e na passarela

O Grêmio conquistou pela sétima vez seguida o título do Gauchão, no fim de semana passado. Mas não apenas de consagrações nas quatro linhas vive o time. Tem vitória também na passarela. Sim! Em março, a Imortais Tricolores — escola formada por torcedores do time — foi consagrada como campeã do Carnaval Descentralizado de Porto Alegre. É amor dentro e fora de campo. Esta semana, Eu Sou do Samba conversou com o presidente Ricardo Oliveira (Zezinho) para saber mais sobre a história da agremiação e planos futuros.

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Presidente Zezinho com o pai, Zezão

Quando surgiu a Imortais?
Além da Imortais, eu faço parte da Mancha Verde (escola de São Paulo originada da torcida organizada Mancha Alviverde, do Palmeiras). Em 2018, eu estava dentro do Sambódromo do Anhembi e me deu um estalo: “Porque a gente não tem isso em Porto Alegre?” Falei com a minha saudosa mãe e ela disse: “Faz uma escola do Grêmio, faz a torcida se alegrar”. Em 2019, no dia do aniversário do Grêmio, fui com meu pai (José Maria, o Zezão, falecido no último dia 19 de março) e uns amigos na Arena. Ali, fundamos o bloco carnavalesco Imortal Tricolor. Depois, virou Os Imortais Tricolores.

Como foi a preparação para o Descentralizado?
Foi árdua. O virtual teria que ir para a rua. A Imortais virou uma escola de asfalto. Além disso, ela fez história como a primeira escola que, em um primeiro ano de desfile, venceu o Carnaval. 

E uma quadra? Já está nos planos?
Por enquanto, estávamos ensaiando na quadra da Filhos da Candinha. Mas estamos com reuniões programadas para acordar onde será o terreno para a gente levantar a nossa própria quadra. De preferência, no Humaitá. Nosso plano é muito maior do que uma quadra. Queremos que os camarotes sejam, também, salas de aula de segundas a sextas, para as crianças ficarem lá em tempo integral. Aos sábados, pretendemos oferecer cursos, e, aos domingos, fazer nossos ensaios. Nossa ideia é que, para a criança ensaiar, ela tenha nota boa. 

O que pode adiantar de 2025?
No dia 18 de maio, no Partenon Tênis Clube, teremos a festa da vitória, na qual será apresentada a nova executiva e o enredo de 2025. Estamos com tudo organizado, já na função de procurar onde comprar tecidos e de correr atrás de emendas impositivas. 

Instagram / Reprodução
Carnaval Descentralizado ficará marcado na história

De volta às origens

Um dos mais respeitados mestres de bateria do Brasil, Sandro Gravador está de volta à Imperadores do Samba — 20 anos após sua saída da escola. Neto do saudoso Cacique Pena Branca, Sandro iniciou como ritmista em 1985, na tribo Os Tapuias. Ele entrou para a Vermelho e Branco dois anos depois. “Hoje, com a experiência de conduzir diferentes carnavais pelo Estado, Gravador volta para casa, volta para a Sinfônica Vermelha e Branco”, publicou a agremiação no Instagram, com um vídeo emocionante de boas-vindas. Sucesso na nova fase!

Parabéns, Vila!

Fundada em 7 de abril de 1979, a Unidos de Vila Isabel completou 45 anos no domingo passado. Localizada em Viamão, a agremiação foi a escola de fora de Porto Alegre que mais vezes participou do grupo especial da Capital. A coluna deseja vida longa!

Em tempo: amanhã, a partir das 13h30min, a Vila realiza em sua quadra (Rua Marcelino Pacheco, 133) a abertura do projeto Isabelando, com cursos de dança e percussão. Para mais informações, só chamar a Janaína por meio do WhatsApp (51) 98448-4472.

Gurias e Guris da Majestosa

Atual campeã da Série Prata da Capital, a Império do Sol está com o projeto Gurias e Guris da Majestosa. As oficinas ocorrem todos os sábados, às 15h, na quadra da escola (Rua São Domingos, 427, em São Leopoldo), e visam desenvolver as linguagem artísticas presentes no Carnaval, proporcionando um espaço socioeducativo para a garotada. Daia Ribeiro e Tiago Maia ministram as aulas. Vale conferir!

Espaço cultural para a campeã

Campeã da Série Ouro do Carnaval 2024 de Porto Alegre, a Acadêmicos de Gravataí inaugura neste sábado, às 18h, um espaço cultural interativo no Shopping de Gravataí (Avenida Centenário, 555). O local sediará diversas atividades com o objetivo de relembrar a história da agremiação. Vai ter exposição de fantasias, bate-papo com o presidente, carnavalescos e muito mais. Tem programação até o dia 21 deste mês. 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias