Crime Ambiental
Dois saguis são resgatados em situação de maus-tratos em Porto Alegre
Os animais silvestres, que estavam em uma gaiola pequena e suja, estão sob os cuidados do Ibama
Uma operação da Delegacia do Meio Ambiente (Dema) resgatou nesta quinta-feira (11) dois macacos que estavam em uma residência no bairro Humaitá, na zona norte de Porto Alegre. Segundo a Polícia Civil, eles sofriam maus-tratos e a sua posse era ilegal. Os animais foram encaminhados pelo Ibama para um criadouro adequado.
Conforme a delegada Samieh Saleh, titular da Dema, os primatas formam um casal da espécie silvestre sagui-de-tufo-branco. A dona da residência já havia sido flagrada há alguns anos com bichos da mesma espécie.
A polícia investiga por que ela mantinha os animais. A delegada diz que, além da suspeita manter posse ilegal, a forma como os animais estavam na gaiola configura maus-tratos.
— A gaiola parecia não ser limpa há muito tempo — conta.
A moradora também será multada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Segundo a Dema, os saguis, embora nativos do Brasil (da região Nordeste), não são comuns no Sul do país.
— São considerados invasores em alguns Estados, principalmente no Sul. O tráfico desses animais favorece a disseminação de forma irregular, desestabilizando o ecossistema de algumas regiões — explica a delegada.
Denúncia
A investigação se iniciou a partir de denúncias. A polícia reforça que casos de tráfico de animais, caça ilegal e maus-tratos podem ser denunciados de forma anônima pelos telefones (51) 98444-0606 e 0800-5102828.
Produção: Camila Mendes