Porto Alegre
Instituto de Educação Flores da Cunha cancela aulas após ficar sem energia elétrica por furto de cabos
Na tarde desta terça-feira (2), 350 estudantes ficaram sem atividades; à noite, foram cem alunos
Reinaugurado em fevereiro, o Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, precisou fechar os portões nesta terça-feira (2) devido ao furto de cabos de energia elétrica. As aulas já haviam começado quando professores e estudantes ouviram, por volta das 8h, um forte barulho e o educandário ficou com a energia em meia fase.
Segundo a diretora Alessandra Lemos da Rosa, uma pessoa teria aberto a tampa de concreto onde os cabos que alimentam a rede da escola estão localizados e cortado os cabos para furtá-los. O poste da fiação fica fora das dependências do instituto. O suspeito fugiu do local.
— Ligamos para a CEEE Equatorial que precisou desligar a energia do prédio pelo perigo. De manhã nós mantivemos as aulas até o término do turno, mas, no momento em que houve o desligamento, também ficamos sem água porque precisa de energia para o bombeamento das caixas d’água — relata.
Cerca de 400 estudantes da manhã tiveram as atividades somente com a luz natural nas salas de aula. Para o turno da tarde a direção decidiu pelo cancelamento das atividades.
— Conseguimos avisar a todos. É um grupo de cerca de 350 alunos prejudicados, e no turno da noite também inviabiliza as aulas sem luz e sem água.
Cerca de cem estudantes frequentam a instituição à noite. A direção acionou a Secretaria Estadual da Educação para viabilizar o conserto o quanto antes, já que os cabos cortados precisam ser substituídos. Segundo Alessandra, nesta quarta-feira (3) o Instituto de Educação deve retomar as atividades durante a manhã e à tarde em turnos reduzidos para aproveitar a luz natural enquanto o conserto for finalizado:
Manhã
- Ensino fundamental: Entrada: 8h30min / Saída: 11h
- Ensino médio: Entrada: 8h30min / Saída: 11h30min
Tarde
- Ensino fundamental: Entrada 13h30min / Saída: 16h
- Ensino médio: Entrada:13h30min / Saída: 16h30min
Em nota, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que uma equipe de engenheiros da Secretaria de Obras Públicas esteve no local para levantamento das necessidades para o restabelecimento de energia. O texto acrescenta que a CEEE Equatorial já foi notificada e que as atividades serão retomadas na quarta-feira (3).
Procurada pela reportagem, a CEEE Equatorial afirma que orientou o Instituto sobre a responsabilidade da própria instituição na manutenção e que até o momento não recebeu novo chamado do educandário para informar a conclusão do reparo.
De fato, houve furto de cabos da instituição. No momento do atendimento, a CEEE Equatorial orientou o cliente sobre a responsabilidade da própria instituição na manutenção. Até o presente momento, a concessionária não recebeu novo chamado da instituição, que deve informar para a companhia quando efetuar a correção, para que a energia seja religada na unidade consumidora.
Mais segurança
A diretora Alessandra Lemes da Rosa relata que esta não é a primeira vez que o Instituto de Educação enfrente o problema. Quando a escola estava instalada em outra unidade também passou por situação semelhante de furto de fios na rede elétrica há dois anos.
Na avaliação da diretora, para tentar coibir esse tipo de situação é necessário mais vigilância na área externa, no bairro, já que o poste está localizado do lado de fora da escola.
Confira a nota da Seduc na íntegra
A Seduc informa que em razão do furto de cabos, o Instituto de Educação Flores da Cunha apresenta falta parcial de energia. Nesta terça-feira, uma equipe de engenheiros da Secretaria de Obras Públicas esteve no local para levantamento das necessidades para o restabelecimento da energia. A CEEE Equatorial já foi notificada.
As atividades foram suspensas nos turnos da tarde e noite desta terça-feira e serão retomadas na quarta-feira.