Fé e devoção
No dia do Santo Guerreiro, fiéis prestam homenagens, fazem pedidos e agradecem a São Jorge no bairro Partenon
Missas são celebradas de hora em hora na igreja localizada na Avenida Bento Gonçalves 2.948. Às 18h30min está previsto um ato inter-religioso, celebrando o sincretismo religioso
Desde antes das 6h30min desta terça-feira (23), dia em que se celebra São Jorge, o Santo Guerreiro, fiéis já se reuniam na igreja localizada na Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre, na Zona Leste, para prestar homenagens, fazer pedidos e agradecer.
Diante da imagem do padroeiro, colocada no centro do templo, o advogado Cleomar Ferreira, 63 anos, pegava a tradição espada de São Jorge, planta abençoada que representa proteção para os devotos.
— Todo o ano venho e desde pequeno vinha com meu pai e minha mãe. A gente sempre participou de todas as missas — relembra ele.
No dia 23 de abril, milhares de pessoas ao redor do mundo celebram o dia de São Jorge. Presente em letras de música, sambas-enredos e referência até no futebol, o santo é venerado tanto pela igreja católica quanto pela ortodoxa e anglicana.
Na imagem, São Jorge aparece montado em um cavalo branco, com uma uma lança, diante de um dragão cuspindo fogo. Hoje padroeiro em países como Inglaterra, Geórgia, Etiópia, Lituânia, Servia e Montenegro, ele é visto como um cavaleiro e como um santo guerreiro, ligado à superação.
Acompanhando o início das celebrações, o pároco da paróquia, padre Sérgio Belmonte, salientou a importância do diálogo e da fraternidade entre todos os que frequentam o local. Um ato inter-religioso está marcado para as 18h30min na escadaria da igreja, o que rendeu críticas entre alguns frequentadores. Sobre a questão, o sacerdote destacou que a integração com outras religiões é algo já realizado em outras partes do Brasil e até por Papas como Francisco e Bento XVI.
— Não tem nenhuma novidade, é novidade para quem não sabe dialogar, para quem não sabe aceitar as pessoas e para quem é intolerante, coisa que nenhum católico pode ser, porque Jesus Cristo sempre aceitou a todos — frisou.
Dia de Ogum
Em 23 de abril é também celebrado o dia de Ogum, orixá guerreiro com origens em religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda. Ogum e São Jorge são representados de forma parecida.
A expectativa é que 50 mil pessoas circulem pela paróquia nesta terça e outras 50 mil no próximo domingo.
Programação da 71ª Festa de São Jorge
23 de abril
Missa a cada hora, entre 6h30min e 18h30min
18h30min - Missa celebrada bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Juarez Destro
19h - Ato inter-religioso
19h30min - Procissão luminosa
28 de abril
9h - Missa campal celebrada bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Bertilo Morsch
10h - Procissão de São Jorge pelas ruas do bairro Partenon
12h - Festejos populares
20h - Missa de encerramento
A Paróquia São Jorge está localizada na Avenida Bento Gonçalves, 2.948, bairro Partenon, em Porto Alegre.
Bloqueios no trânsito
A procissão de São Jorge vai causar bloqueios em ruas do bairro Partenon, em Porto Alegre, a partir das 19h30min desta terça-feira. A tradicional procissão luminosa acontece após um ato inter-religioso.
Conforme a EPTC, a cerimônia começa na Avenida Bento Gonçalves, em direção ao Centro. O ato segue à direita na Rua Guilherme Alves, depois à direita na Avenida Ipiranga até Avenida Doutor Salvador França, para retornar à paróquia pela via lateral sob o viaduto. Bloqueios ocasionais podem ser feitos ao longo da tarde conforme a demanda dos fiéis na avenida Bento Gonçalves e no acesso lateral pela Salvador França, sob o viaduto São Jorge, junto à paróquia.
Bloqueios também estão previstos para o domingo (28). Desde o início da manhã haverá bloqueio total na Avenida Bento Gonçalves, sentido bairro-Centro, em frente à Paróquia São Jorge, e no acesso lateral da Avenida Salvador França sob o Viaduto São Jorge (no sentido Norte-Sul).