Incentivo à leitura
Onde doar livros em Porto Alegre
Dia Mundial do Livro é uma boa oportunidade para separar obras para passar à frente
O Dia Mundial do Livro, celebrado nesta terça-feira (23), é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para incentivar a leitura. Para comemorar, é comum que os leitores busquem adquirir novas obras para estudar ou se divertir. A data também é uma boa oportunidade para fazer a limpa na prateleira de livros.
Pensando nisso, GZH separou uma lista de locais em Porto Alegre que aceitam doações de livros novos e usados, desde que em bom estado.
Confira onde doar livros em Porto Alegre:
Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães aceita doações de livros, mas há critérios. Se forem coleções muito grandes, é preciso passar por uma avaliação antes. Já pequenas quantidades podem ser doadas no balcão do estabelecimento ou nas feiras de trocas de livro, evento que a biblioteca promove com frequência.
- Endereço: Avenida Erico Veríssimo, 307 - bairro Menino Deus
- Contato: (51) 3289-8078
Banco de Livros
O Banco de Livros, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) é uma iniciativa dedicada à disseminação da leitura, responsável por criar e manter, gratuitamente, salas de leitura em diversos ambientes, incluindo hospitais, associações comunitárias, creches, escolas, casas de detenção, associações comunitárias, e muito mais.
O Banco de Livros recebe doações de todos os tipos de livros, mas, no momento, está precisando de doações de livros infantis, infanto-juvenis, gibis, histórias em quadrinhos e mangás. As doações ocorrem nos pontos de recolhimento dos estacionamentos Safe Park.
- Endereço: Estacionamentos Safe Park, listados no site
- Contato: (51) 3026-8020
Projeto Livro Livre
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), é responsável pelo Projeto Livro Livre, ação desenvolvida desde 2016 que busca facilitar o acesso às obras, incentivar a leitura e reaproveitar materiais. A Biblioteca Sândhya Alves Pereira, na sede do DMLU, recebe livros e revistas em bom estado.
A partir da reutilização de geladeiras descartadas pela população, os volumes ficam à disposição da comunidade. A população pode participar do projeto de duas formas: doando volumes ou retirando materiais escolhidos de interesse para leitura.
- Endereços: Além da sede, localizada na avenida Azenha, 631, outros locais disponibilizam pontos do projeto. É possível encontrar o Livro Livre também nas unidades de Destino Certo: Carvalho de Freitas (rua Carvalho de Freitas, 1012), Humaitá (rua José Aloísio Filho, 780), Câncio Gomes (Travessa Carmem, 111) e Princesa Isabel (avenida Ipiranga, 2765).