Notícias



Operação Vans

Suspeito de roubar cinco carros em Porto Alegre é identificado pelos tênis que usava e acaba preso

Ação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar cumpriu mandados nas cidades de Canoas e Gravataí nesta terça-feira (23); quatro veículos já foram recuperados 

23/04/2024 - 20h23min


Jean Peixoto
Jean Peixoto
Enviar E-mail

Um homem de 29 anos foi preso suspeito pelos roubos de cinco veículos cometidos nos bairros Mont'Serrat, Bella Vista, Auxiliadora e São João, em Porto Alegre. A prisão aconteceu no bairro Guajuviras, em Canoas, na manhã desta terça-feira (23), durante ação conjunta da Polícia Civil e da Brigada Militar.

Durante a investida, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão em Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana. Os crimes ocorreram nos dias 9 e 16 desse mês. Apenas um dos veículos não foi recuperado até o momento. O suspeito foi identificado pelas vítimas e por imagens de câmeras de videomonitoramento que registraram os roubos.

Segundo a polícia, os tênis que o suspeito usava foram um fator determinante para a sua identificação. Em alusão à marca dos calçados, a ação foi intitulada de Operação Vans. Além da prisão preventiva pelos roubos, o homem também foi preso em flagrante pela posse irregular de uma arma de fogo, que foi apreendida.

Os roubos

De acordo com o delegado Eibert Moreira Neto, diretor da Divisão de Investigação Criminal do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os quatro veículos recuperados estavam próximos dos locais de onde foram levados. Ele explica que os criminosos costumam estacionar o veículo em um local próximo para fazer um "esfriamento", ou seja, aguardar para saber se o veículo é rastreado e se há buscas.

As investigações tiveram início após o registro de roubo de um Ford Focus, ocorrido na terça-feira passada (16). O crime aconteceu por volta de 7h50min, na Rua Filadélfia, no bairro São João, na Capital. Policiais militares e civis atuaram em conjunto e conseguiram localizar o automóvel enquanto ele estava "esfriando" e recuperaram imagens de videomonitoramento da região para tentar identificar o autor.

No mesmo dia, entretanto, outros dois veículos foram roubados na mesma região e em horários bem próximos. Às 7h15min, um Chevrolet Ônix foi roubado na Rua Germano Petersen Júnior, no bairro Auxiliadora. Às 8h25min, um Nissan Sentra foi roubado na Rua Freire Alemão, no Mont'Serrat. Nas imagens coletadas em diferentes pontos, os policiais observaram que o homem que aparecia nos vídeos usava o mesmo tênis preto da marca Vans.

A partir dessa informação, os investigadores cruzaram dados de outros dois roubos ocorridos na mesma região na terça-feira anterior, 9 de abril. Na ocasião, foi levado um Toyota Corolla, na Rua Barão de Ubá, no Bela Vista, por volta de 6h50min, e um Nissan Kicks, na Rua Honório Silveira Dias, no São João, às 7h30min. O Corolla é o único que não foi recuperado.

Investigação e prisão

Segundo o delegado Eibert Moreira Neto, a Brigada Militar apreendeu um menor de idade suspeito pelo roubo do Ônix, no Auxiliadora. Ao investigar o adolescente, os policiais chegaram a um familiar com as mesmas características físicas do homem registrado pelas câmeras de segurança.

— A partir disso, apresentamos a imagem desse homem, que foi preso hoje, para as cinco vítimas que fizeram o reconhecimento, sem sombra de dúvidas — diz o delegado. 

De acordo com ele, o suspeito tem diversos antecedentes por roubos de veículos cometidos desde 2015, além de receptação, roubo a estabelecimento comercial e outros crimes patrimoniais. Um mandado foi cumprido em Gravataí pela manhã em um endereço que seria de familiares do suspeito, onde nada foi localizado.

No momento da prisão, o suspeito estava na casa de uma irmã, em Canoas. Durante o interrogatório, o preso optou por permanecer em silêncio. Ele foi levado para a sede do Deic de onde será encaminhado ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), onde deve passar por audiência de custódia.

Polícia Civil / Divulgação
Além dos tênis, também foi apreendido um revólver, um celular e roupas que teriam sido utilizadas na prática dos crimes.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias