Notícias



Posso Entrar?

Cris Silva: A crise chegou, e agora?

Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras

10/05/2024 - 07h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Agência RBS / Agência RBS
Cris Silva

Eu tenho conversado com muitas empreendedoras que estão apreensivas e buscando entender como vão se restabelecer. São mulheres que foram atingidas pela enchente, seja de uma forma mais direta ou não. Tudo é incerto, e não sabemos muito bem como agir. Mas a gente sabe que tudo passa e precisamos recomeçar. Resolvi trazer aqui algumas dicas que podem ser úteis.

Leia outras colunas da Cris Silva

Pense na necessidade do seu público

Parece desnecessário dizer isso, mas antes de lançar um produto ou serviço tenha certeza de que há pessoas precisando dele. Por isso, é essencial conhecer o mercado em que você pretende empreender e quais são as dores do público, o que você pode fazer por eles. Caso você já tenha um negócio próprio, é a hora de repensar os produtos que oferece.

Só assuma gastos quando estiver preparado

O ideal, antes de qualquer pontapé inicial, é se preparar para empreender. Saber quantos e quais despesas você deverá ter e planejar a receita. Somente sabendo o quanto você deve pagar e receber é que você poderá dar início à empreitada.

Repense preços e condições de pagamento

Por isso, aproveite o momento para rever se a sua forma de cobrança atende às necessidades do seu público. Às vezes mudar o preço, agregar serviços ou oferecer opções de parcelamentos podem segurar um cliente que você provavelmente iria perder se continuasse adotando o mesmo modelo.

Invista no que proporcionar melhor custo-benefício

Caso você seja um prestador de serviços variados, coloque na ponta do lápis aquele que oferece o melhor lucro quando comparado ao investimento que você precisa fazer. Por exemplo, se você revende produtos de diversas marcas, veja qual delas oferece o comissionamento mais alto e passe a investir mais esforço de venda nela.

Corte gastos desnecessários

Pequenas mudanças podem representar uma grande economia ao final do mês e do ano. Você pode estudar alternativas para economizar água e energia, por exemplo. Uma prática comum é incentivar funcionários a utilizarem canecas em vez de copos descartáveis a cada cafezinho, por exemplo. Além de ajudar a natureza, você ajuda a saúde financeira do seu negócio.

Recado da Cris

“Acima de tudo, nunca pare de acreditar.”



MAIS SOBRE

Últimas Notícias