Rios em elevação
Defesa Civil emite alertas de novas inundações nos vales do Caí e Taquari
A recomendação é para evacuação imediata das áreas de risco; autoridades também reforçam pedido para que moradores que precisaram sair de casa ainda não retornem para essas regiões
A Defesa Civil emitiu, na tarde deste domingo (12), alertas de novas inundações nos vales do Caí e Taquari. Conforme comunicado, os rios Caí, Taquari e das Antas já estão em cota de inundação e terão "elevação significativa de seus níveis até segunda-feira (13)".
A recomendação é para evacuação imediata das áreas de risco. A nota ainda ressalta que as inundações vão gerar "mais transtornos à população, especialmente em áreas já atingidas recentemente".
Em entrevista à rádio Gaúcha no fim da tarde, o coronel Luciano Chaves Boeira, comandante estadual da Defesa Civil, ressaltou a importância das pessoas buscarem permanecer em locais seguros.
— Ainda há previsão de chuva para o restante do domingo e segunda-feira, então pessoas que voltaram para casa para limpar ou ver como está o local precisam ficar seguras —afirmou.
Em vídeo, o governador Eduardo Leite reforçou o apelo, pedindo que as pessoas ainda não retornem para as áreas de risco.
Elevação dos rios
O Rio Taquari, que percorre a Região dos Vales, uma das mais atingidas pelos temporais no Rio Grande do Sul, subiu mais de sete metros em pouco mais de 24 horas e voltou a ultrapassar a cota de inundação (19 metros) em cidades como Lajeado e Estrela neste domingo.
Vale do Taquari é a mesma região afetada, em setembro de 2023, por um ciclone seguido de enchentes. Ao todo, 54 pessoas morreram na época e quatro seguem desaparecidas.
O Rio Caí também está em elevação desde as últimas horas. Ele já havia ultrapassado a cota de inundação no dia 1º, quando superou o registro histórico da enchente de 1941.