Em 13 estações
Trensurb inicia operação emergencial, com trens circulando entre Canoas e Novo Hamburgo
Nos primeiros dias, não será cobrada tarifa dos passageiros, já que o serviço de bilhetagem foi danificado com a enchente
Após quase um mês com a circulação interrompida, o trensurb voltou a funcionar às 8h22min desta quinta-feira (30), a partir da Estação Mathias Velho, em Canoas. A operação emergencial dos trens fará a rota entre o município e Novo Hamburgo.
Os ministros Paulo Pimenta, de Apoio à Reconstrução do RS, e Waldez Góes, da Integração, se juntaram ao presidente da Trensurb, Fernando Marroni, para comemorar a retomada.
— A determinação do presidente Lula é de prioridade na retomada dos serviços essenciais: energia, internet, transportes rodoviários, aeroporto e a retomada do trem na Região Metropolitana. Hoje demos um passo importante neste processo de restabelecimento — disse Pimenta.
Entre passageiros, o sentimento era de retomada e alívio.
_ É como um nascimento, estamos aprendendo a fazer as coisas de novo, dando os primeiros passos _ disse Aldair Ivan Volkweis, 56 anos.
Ele é morador de Canoas, onde teve a casa atingida pela enchente, perdeu tudo e está acomodado na residência de uma irmã. Na manhã desta quinta-feira, aproveitou o retorno da circulação do trem para ir visitar o filho em Novo Hamburgo.
Também foi a expectativa de uma visita especial que fez a vigilante Sirlei Lopes Ferreira, 58 nos, pegar carona com o marido desde Triunfo para embarcar no primeiro trem a circular a partir da estação Mathias Velho:
_ Vou ver minha mãe em Sapucaia, levar o presente de Dia das Mães que não pude entregar. Não vejo ela desde 1º de maio. Minha rotina era de visitar três vezes por semana.
Já a técnica de enfermagem Graciela Loura da Rosa, 35 anos, estava aliviada por ter a opção do trem para voltar para casa, em Sapucaia do Sul, depois de um turno de trabalho no Hospital Divina Providência.
_ Eu estava dependendo de caronas, ônibus ou até uber. Agora, está bem melhor _ comemorou.
São oito trens circulando por 10 horas por dia, em 13 estações — que compreendem um trajeto de 26 quilômetros entre Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
O intervalo das viagens, normalmente de sete minutos, será de 35 minutos até as 18h. Inicialmente, não será cobrada tarifa dos passageiros, já que o serviço de bilhetagem foi danificado com a enchente. O plano inicial é retomar a cobrança dentro de 30 dias.
A circulação é em via única entre as estações Novo Hamburgo e Unisinos e em via dupla entre a Unisinos e Mathias Velho.
Viagem até a Capital
Passageiros que desejarem seguir viagem até Porto Alegre terão à disposição ônibus da Transcal para o trajeto. A rota contrária também será oferecida. O valor da passagem será de R$ 6,85.
Os ônibus começam a partir das 8h com intervalo de 26 minutos em ambos os sentidos. O último horário é às 18h08min. As rotas serão entre as estação Mathias Velho, em Canoas, e Terminal Conceição, na Voluntários da Pátria, em Porto Alegre.
Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (29), a Trensurb informou que a ampliação das viagens depende de a água baixar nas demais estações. A empresa estima que as chances de Mercado, Rodoviária e São Pedro serem reabertas ainda neste ano são baixas em razão da necessidade de troca de equipamentos danificados.