Após quase um mês
Trensurb transporta 3,7 mil passageiros no primeiro dia de operação emergencial
Com baixo movimento, trens voltaram a circular entre a estação Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo nesta quinta-feira
Depois de quase um mês de interrupção, devido à enchente, a Trensurb voltou a operar nesta quinta-feira (30) — mas com a sua capacidade reduzida. Os trens circularam apenas entre a estação Mathias Velho, em Canoas, e Novo Hamburgo. E esta retomada, mesmo que parcial, foi o suficiente para fazer o presidente da Trensurb, Fernando Marroni, comemorar:
— Foi um sucesso a nossa operação. A gente tomou todas as precauções para que fosse uma operação segura, normal, porém, em um trecho menor e com um espaço de tempo maior de circulação. Mas foi uma operação muito importante para a retomada da mobilidade das pessoas na Região Metropolitana.
Com capacidade para transportar, atualmente, 30 mil pessoas — em situação normal, são 110 mil pessoas —, a operação desta quinta-feira foi bem abaixo do limite suportado atualmente. Andaram nos trens da Trensurb 3.764 passageiros. Para esta sexta-feira (31), dia útil, a previsão de Marroni é que a operação siga dentro da normalidade.
— A expectativa é que a operação ocorra normalmente, como a que nós fazemos todos os dias. Estaremos com mobilização dos nossos agentes de estações, pilotos, segurança e tudo mais, com a diferença do horário, que será das 8h às 18h, por conta das condições técnicas, já que nós não temos ainda a possibilidade de ampliar o horário — salienta Marroni, que detalha que o governo do Estado reforçou a segurança pública nas estações.
E, de acordo com o presidente da Trensurb, para que a ampliação dos horários ocorra, é necessário, primeiro, religar a subestação de energia elétrica que fica na sede da empresa, no bairro Humaitá — há trabalhos sendo feitos, por companhia contratada, e existe uma expectativa de conclusão antes de segunda-feira (3).
Atualmente, são oito trens circulando por 10 horas por dia, em 13 estações, que compreendem um trajeto de 26 quilômetros entre Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. E, no momento, não está sendo feita a cobrança da passagem. A circulação está em via única entre as estações Novo Hamburgo e Unisinos e em via dupla entre a Unisinos e Mathias Velho.
Passageiros que desejam seguir viagem até Porto Alegre têm à disposição ônibus da Transcal para o trajeto. A rota contrária também é oferecida. O valor da passagem é de R$ 6,85. Os ônibus começam a partir das 8h com intervalo de 26 minutos em ambos os sentidos. O último horário é às 18h08min. As rotas serão entre as estação Mathias Velho, em Canoas, e Terminal Conceição, na Rua Voluntários Da Pátria em Porto Alegre.