Alagamentos
Após elevação do Rio dos Sinos, Defesa Civil inicia retirada de moradores de áreas ribeirinhas em Campo Bom
Ginásio municipal foi colocado à disposição de moradores novamente atingidos
O nível do Rio dos Sinos voltou a subir em Campo Bom, no Vale do Sinos, e moradores precisaram sair de casa após os novos alagamentos registrados na cidade nesta quarta-feira (19). Segundo a prefeitura, 32 pessoas foram retiradas de suas residências — 21 delas estão em um ginásio municipal que serve de abrigo, e as demais estão desalojadas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Paulo Silveira, o rio está em fase de inundação, tendo atingido a marca de 7m14cm às 20h desta quarta. Neste momento, a região mais afetada é o bairro Barrinha, mas já há alagamentos em partes do bairro Vila Rica.
— Já estamos com transbordo na Rua Pio XII, e a tendência é de que o volume de água aumente ainda mais nas próximas horas. Seguimos monitorando, principalmente com essa previsão de mais chuva — disse Silveira.
Atividades escolares foram suspensas nessas regiões durante a tarde desta quarta, mas a prefeitura não confirmou se a medida segue válida para os próximos dias.
Esta é a terceira vez em dois meses que o Rio dos Sinos causa alagamentos no município. Em maio, o rio chegou 8m58cm, deixando 350 pessoas desabrigadas e mais de 3 mil desalojadas.
Como há previsão de mais chuva entre a madrugada e manhã de quinta-feira (20), equipes da prefeitura seguirão com o monitoramento nos bairros com potencial de serem mais atingidos.