Notícias



RECEITA DO LEITOR 

Aprenda a fazer as minicucas da Carla

Como forma de expressar afeto por seus amigos, Carla Patrícia, de Porto Alegre, fez uma adaptação da tradicional cuca para presentear. 

12/06/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Carla percebeu que o preparo pode gerar renda para donas de casa.

A família de Carla Patrícia Lima da Silva, 52 anos, preza por uma alimentação natural e tenta diminuir ao máximo o consumo de industrializados. Por isso, a dona de casa produz boa parte do que ela, a filha e o marido comem, e compartilha suas receitas e dicas domésticas no perfil @casacozinhaetal, no Instagram, que já conta com mais de 37 mil seguidores. 

Foi com o objetivo de levar um pouco de afeto para a casa de outras pessoas que Carla adaptou sua tradicional receita de cuca. Em dezembro do ano passado, ela assou o doce em pequenas forminhas para presentear e o resultado foi um sucesso.

– Queríamos levar aos amigos o sentimento de ter algo feito em casa, de ser lembrado. O alimento é um presente dobrado porque exige o teu tempo. Não alimenta só o corpo mas, também, o coração – diz. 

Cozinha afetiva 

Para ela, cozinhar é mais do que garantir saúde para a família. A dona de casa acredita que o alimento pode transmitir o carinho da pessoa que o preparou e a reunião à mesa é uma oportunidade de criar lembranças. 

– Aqui em casa a gente sempre pensa no que poderia fazer para agradar. Seja um café, uma conversa, o compartilhar de uma cuca já é um presente – conta.

Na produção das minicucas, ela se deu conta de que o produto pode se tornar uma fonte de renda extra para donas de casa, por ser simples de fazer. O preparo pode levar diferentes recheios, sendo o de doce leite um dos favoritos da família, além do outro sabor que ensina aos leitores do Diário Gaúcho nesta edição.

– A dona de casa se envolve tanto com as coisas da família que nem percebe que o que faz em casa pode gerar renda, que poderia fazer uma coisa que gosta e ainda ganhar com isso – reflete.

Meu segredinho

Deixar a massa descansar por 10 minutos antes de colocar o sabor escolhido.

Participe da seção

Quer dividir sua receita favorita com os leitores do Diário Gaúcho? Tem um prato com uma história especial em sua vida? Aquele segredinho de cozinha que faz sucesso entre amigos e família? Envie para a seção Receita do Leitor. Basta chamar o DG no WhatsApp (51) 99759-5693.

Ingredientes

/// 3 ovos
/// 1 e 1/2 xícara de açúcar
/// 1/2 xícara de óleo
/// 4 xícaras de farinha de trigo
/// 3 colheres (chá) de fermento químico
/// 1/2 xícara de leite
/// 150g de frutas cristalizadas
/// 50g de manteiga cortada em cubinhos
/// 1 pitada de sal
/// 1 colher (chá) de canela em pó

Modo de preparo

/// No liquidificador, bata os ovos, 1 xícara de açúcar, o óleo e o leite. Em uma tigela, junte 3 xícaras de farinha de trigo ao creme e misture bem. Acrescente 2 colheres de chá de fermento químico

/// Coloque a mistura em forminhas de papel (também pode ser em uma assadeira grande).

/// Acrescente um pouco de frutas cristalizadas sobre a massa.

/// Em uma tigela, coloque o restante de farinha de trigo (1 xícara), o restante do açúcar (1/2 xícara), a manteiga, uma pitada de sal, a canela em pó e o restante de fermento (1 colher de chá). Amasse, com a ponta dos dedos, todos os ingredientes. Cubra a mistura da fôrma com a farofa.

/// Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 35 minutos.

* Produção: Caroline Fraga



MAIS SOBRE

Últimas Notícias