Notícias



Difícil retomada

Bairros de Canoas ainda têm muito lixo nas ruas; prefeitura promete conclusão da limpeza em 45 dias

São incontáveis pilhas que misturam entulhos e lama da enchente. Uma moradora do Mathias Velho afirma que não consegue comer por conta do mau cheiro: "As bocas de lobo estão todas entupidas. A gente está com medo"

16/06/2024 - 11h43min


Gabriel Jacobsen
Gabriel Jacobsen
Enviar E-mail
Gabriel Jacobsen / Agência RBS
Bairro Mathias Velho tomado por lixo nas ruas neste sábado (15).

Os moradores do bairro Mathias Velho, em Canoas, ainda convivem, neste sábado (15), com montanhas de lixo em frente às suas residências ou às casas de seus vizinhos. São incontáveis pilhas que misturam entulhos e lama da enchente – material que provoca mau cheiro e segue à espera de recolhimento por parte da prefeitura.

— As bocas de lobo estão todas entupidas. A gente está com medo. O trabalho está andando, mas é muito lixo. Vamos esperar que Deus nos ajude. O que eu descartei está na frente da casa, provocando um cheiro ruim que a gente não consegue nem se alimentar. Será que o prefeito tem previsão para tirar? Fazer uma força-tarefa? Está sendo muito perigoso, está sendo horrível — questiona Mara Rosane, que mora há 30 anos no bairro.

Segundo a prefeitura de Canoas, em 45 dias a limpeza da cidade será concluída. A projeção, feita neste sábado (15) pelo secretário de Serviços Urbanos de Canoas, Lucas Lacerda, considera o aumento no efetivo de caminhões, retroescavadeiras e de pessoal a partir da próxima semana. Atualmente, são 40 retroescavadeiras e 120 caminhões disponíveis.

— Serão 160 retroescavadeiras e 360 caminhões: essa é a nossa expectativa para a próxima semana, dando tudo certo com a habilitação das empresas que venceram a licitação na sexta-feira — projeta Lacerda.

Os amontoados de lixo também causam estreitamento das ruas do bairro, dificultando a passagem de ônibus e caminhões. Em algumas vias secundárias, as pilhas de entulhos impedem a passagem de carros, e só é possível seguir adiante a pé ou de moto.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias