Notícias



RECEITA DO LEITOR 

Confira a receita de pé de moça junino da Kênia

Editora do jornal Zero Hora ensina como fazer um doce simples e que pode ser uma boa opção para as festas deste mês

19/06/2024 - 05h00min

Atualizada em: 19/06/2024 - 05h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Luiz Sommer / Reprodução
Kênia conta que o doce será adicionado no seu caderno de receitas.

Foi diante da dúvida do que levar para o chá de bebê temático de festa junina de seu afilhado, que Kênia Fialho, 27 anos, encontrou a receita que ensina aos leitores do Diário Gaúcho na edição de hoje. 

Para testar a preparação, a editora do jornal Zero Hora cozinhou o pé de moça para levar ao arraial de sua equipe de trabalho. A receita foi um sucesso entre os colegas, que comeram até o último pedaço e teceram elogios ao doce. O fato inusitado é que Kênia nunca tinha comido um pé de moça artesanal, “feito em casa”, apenas os embalados prontos do supermercado. 

– Eu acho que o que tem de bacana de fazer em casa é que tu podes dosar se quer ele mais doce, mais cremoso. Além de que você pode escolher os ingredientes de melhor qualidade, diferentemente do industrializado, que já chega pronto. É um doce gostoso e não tão complexo – afirma.

Ato de amor

Kênia e seus irmãos nasceram em meio às panelas. Com a mãe sendo cozinheira profissional, a preparação das refeições sempre foi encarada como um ato de amor e de alegria na família. Contudo, quando morava com os pais, a editora não tinha o costume de se aventurar na culinária. Assim que começou a morar sozinha, porém, resolveu cozinhar marmitas para a semana, com o objetivo de organizar sua alimentação. A partir daí, começou a aprender novos preparos e relacionar a cozinha a um momento de desconexão da correria do cotidiano. 

Sendo assim, a editora até começou a escrever um caderninho de receitas. Ela conta que o pé de moça é a próxima preparação a ser escrita por lá. Por fim, para a Kênia, compartilhar receitas com sua família e amigos também representa uma maneira de gerar memórias afetivas e receber a aprovação da mãe nesses momentos é muito legal:

– Ela elogia minha comida e eu me sinto honrada. No sábado (no chá de fraldas do irmão) ela irá provar o meu doce e espero que aprove – finaliza.

Meu segredinho

Para conservar, é melhor guardar fora da geladeira por até 15 dias, para não ficar melado.

Participe da seção

Quer dividir sua receita favorita com os leitores do Diário Gaúcho? Tem um prato com uma história especial em sua vida? Aquele segredinho de cozinha que faz sucesso entre amigos e família? Envie para a seção Receita do Leitor. Basta chamar o DG no WhatsApp (51) 99759-5693.

Ingredientes

/// 1 xícara de açúcar refinado
/// 1/3 de xícara de açúcar cristal
/// 1 caixa de leite condensado
/// 2 xícaras de amendoim sem casca e sem sal
/// 2 colheres de sopa de margarina

Modo de preparo

/// Em fogo baixo, coloque 1/3 de xícara de açúcar refinado até começar a dourar.
/// Depois, despeje o amendoim até que o açúcar se misture com ele.
/// Coloque o leite condensado e a margarina e mexa. Na sequência, coloque o restante do açúcar refinado e misture até que fique em ponto de brigadeiro.
/// Desligue o fogo e mexa por cerca de 5 minutos.
/// Em um recipiente untado com margarina, deixe o doce esfriar. Aguarde até que fique em temperatura ambiente.
/// Desinforme e corte com uma faca do tamanho que preferir.
/// Envolva cada pedaço do doce no açúcar cristal e sirva.
/// Rendimento: 10 porções
/// Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos

* Produção: Elisa Heinski



MAIS SOBRE

Últimas Notícias