Notícias



Última semana

Enem estende prazo para inscrições até dia 21 de junho para estudantes gaúchos

Prorrogação da data foi acertada entre Ministério da Educação e Secretaria Estadual da Educação 

16/06/2024 - 12h18min


Paulo Rocha
Paulo Rocha
Enviar E-mail
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou neste sábado (15), em suas redes sociais, que o sistema de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaberto para os estudantes gaúchos. O novo prazo começa neste domingo (16) e vai até a próxima sexta-feira (21). Segundo a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, o ministro Camilo Santana a consultou e ofereceu a possibilidade.

— Ele perguntou se eu queria mais uma semana (de prazo). Expliquei a ele que os alunos que ainda são se inscreveram, talvez, sejam parte daqueles que estão em ensino remoto. Ainda temos 59 escolas que não retornam às atividades. Então acho que foi muita consideração da parte do ministro — salientou Raquel Teixeira.

As inscrições haviam se encerrado na sexta-feira (14). Segundo dados divulgados pelo ministro, foram contabilizadas 5.055.699 inscrições, das quais 4.050.810 já concluíram todos os procedimentos necessários para confirmar a participação. Os números são superiores aos registrados no ano passado.

O Ministério da Educação sinalizou também a possibilidade de aplicar as provas em uma nova data exclusiva para os participantes do Rio Grande do Sul. Por hora, isso é descartado pela Secretaria Estadual da Educação.

— Vamos tentar seguir o calendário normal. A logística do Enem é muito complexa, não dá para termos um Estado separado dos outros. Temos duas possibilidades de datas, novembro e dezembro. Mas vamos tentar manter novembro. Eu mesma preferi não alterar — afirmou Raquel Teixeira.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. O exame, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, foi adotado como principal porta de entrada para os cursos superiores no Brasil, já que é usado na seleção de novos ingressantes em boa parte das instituições de ensino públicas e privadas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias